VOLKSWAGEN OFERECE A MAIOR QUANTIDADE DE MODELOS COM MOTORIZAÇÃO TRÊS-CILINDROS NO MERCADO NACIONAL

Modelos up!, Novo Gol, Novo Voyage e Fox possuem opção de motorização de três cilindros

Texto: Redação
Fotos: Divulgação/Volkswagen

A série especial up! Run, que acaba de chegar às concessionárias, reforça o compromisso da Volkswagen em oferecer, cada vez mais, modelos com excelente desempenho e baixo consumo de combustível. Assim como toda a linha up!, os modelos Novo Gol, Novo Voyage e Fox estão disponíveis no mercado brasileiro com o moderno motor aspirado 1.0 de três cilindros Total Flex, o que faz da Volkswagen a marca que oferece a maior quantidade de modelos com esse conceito de motorização no mercado nacional. Ao todo são cinco modelos: up!, cross up!, Novo Gol, Novo Voyage e Fox.

Há, ainda, o moderno motor 1.0 com três cilindros com a tecnologia TSI, que consiste na combinação de injeção direta de combustível, turbo compressore alta eficiência energética, resultando em baixo consumo de combustível e alta performance.

Motor 1.0l de três cilindros Total Flex

Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 tem potência de 82 cv quando abastecido com 100% de etanol e de 75 cv com 100% de gasolina no tanque. O torque máximo é de 10,4 kgfm a 3.000 rpm com etanol e de 9,7 kgfm à mesma rotação, quando abastecido com gasolina. Já a partir de apenas 2.000 rpm 85% do torque máximo está disponível, o que lhe confere grande agilidade no uso urbano e retomadas de velocidade seguras na estrada.

Trata-se do motor mais moderno da categoria, com bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto. Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o cabeçote tem comando de admissão variável – a variação é contínua, o que reduz consumo de combustível e emissões e melhora sensivelmente a resposta do motor em baixos regimes de rotação. O motor dispõe de tecnologias como o sistema de partida a frio “e-flex”, que dispensa o tanque auxiliar (tanquinho).

O coletor de escape integrado ao cabeçote, formando uma peça única, é refrigerado pelo próprio líquido de arrefecimento do motor. Isso permite ao motor atingir sua temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente, melhorando sua eficiência térmica.

Outra solução inovadora adotada no motor 1.0l de 3 cilindros é o duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. Com esse recurso, é possível utilizar maior temperatura de funcionamento para o bloco, tornando o óleo mais fluido e garantindo menor atrito entre os componentes.

Tecnologia inovadora

O up! TSI foi lançado no Brasil em julho de 2015, trazendo o novo motor 1.0 TSI Total Flex. O modelo chegou para revolucionar o mercado brasileiro em termos de desempenho, economia de combustível e prazer ao dirigir.

O novo motor 1.0 TSI Total Flex é o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País. O mercado brasileiro é primeiro no mundo a oferecer o up! com o novo motor 1.0 TSI Total Flex, que está disponível exclusivamente com a carroceria de quatro portas, nas versões move up!, high up!, black up!, red up!, white up!, cross up! e speed up!.

Produzido na fábrica da Volkswagen em São Carlos (SP), esse motor tem potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. Seu torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

Com desempenho sem precedentes, o up! TSI foi o modelo mais premiado no Brasil pela imprensa especializada em 2015 e leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima é de 184 km/h de velocidade máxima – dados com etanol (E100).
O up! TSI traz de série em todas as versões ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos. Também é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).]