Jetta é customizado com rebaixamento no ar e rodas para fora: o estilo stance é quem dita as regras por aqui

Texto: Vitor Giglio

Fotos: André Takano

O estilo de customização stance tem cada vez mais adeptos aqui no país. Medida das rodas, altura do solo, perfil dos pneus, ângulo de cambagem… um aficionado por esta vertente da personalização tem inúmeros fatores com os quais se preocupar.

O Volkswagen Jetta 2011, modelo Comfortline, que ilustra esta reportagem é um dos mais belos modelos personalizados sob essa bandeira que nós vimos por aqui ao longo dos últimos tempos.

Propriedade do contador paulista Caio César Rodrigues dos Santos, de 28 anos, membro do clube ESK – Euro Stance Kulture – o Jetta foi personalizado sob a tutela minimalista de que “menos é mais”, e extremamente funcional. Nada o que foi modificado ali é por acaso. Tudo tem um porque, uma utilidade.

Brilhante!

A coloração apaixonante que você vê nestas fotos é fruto, única e exclusivamente, de um ótimo serviço de polimento sobre o cinza original da carroceria. Na parte externa, destaque para a nova grade frontal, extraída do Jetta híbrido, e para os novos spoilers, oriundos da versão europeia do modelo.

O sedã foi rebaixado por intermédio da utilização de um sistema de suspensão a ar Air Ride, da Castor. Compressor Castor e bolsas cônicas compõe o kit que possui três alturas pré-programadas que podem ser utilizadas via controle interno ou app.

Os componentes foram acomodados em fundo falso no bagageiro, que não perdeu espaço, nem funcionalidade.

As rodas que acompanham são assinadas pela Rodera. O modelo delas é MST e possuem aro 17”, com tala 8,5” na frente e 9,5” atrás. Os pneus medem 20×35 na frente e 215×40 atrás.

Interior

Para o interior do modelo, Caio optou pela preservação do estilo e das características originais. De diferente, apenas um novo volante, o mesmo modelo utilizado no novo Jetta. Futuramente, Caio garante que ainda adicionará um kit duas vias ao seu sistema de áudio.

Outras modificações futuras já confirmadas pelo proprietário dizem respeito ao escapamento e abafador. Por enquanto, a receita é essa! “Foi uma mudança radical desde o meu último projeto, que foi um Honda Civic com rodas de 20 polegadas. Mas essa configuração é exatamente o que eu queria. Pretendo ficar com esse jetta ainda algum tempo, para curtir ele um pouco mais”, afirma Caio, que assim como muitos outros aficionados por customização, ingressou neste universo bebendo de fontes extremamente inspiradoras. “O primeiro filme ‘Velozes e Furiosos’ e também o ‘Need for Speed Underdground”, afirma. Boas referências não faltaram ao jovem, como pudemos comprovar.

Galeria

Contato: ESK – facebook.com/EuroStanceKulture

Ficha técnica Volks Jetta 2011 Comfortline

Parte externa

Suspensão a ar Castor

Rodas Rodera MST 18”

Pneus 205×35 e 215×40

Grade do Jetta híbrido

Spoiler do Jetta europeu

Parte interna

Volante do novo Jetta