Texto: Felipe Cassiaro Fotos: Ricardo Kruppa

Amador finlandês consegue unir o melhor de dois mundos em seu carro, combinando aspectos modernos a originalidade e facilidade de uso diário

Seria possível aliar tuning e som hi-fi às necessidades diárias de locomoção e transporte de carga? Perguntamos ao finlandês Mika Taipalus, afinal, este foi precisamente o seu plano para o Volvo V50 T5 desta reportagem, fotografado por Car Stereo durante as finais do EMMA, na Áustria. O carro foi comprado novo em 2005 e, desde então, vem recebendo os equipamentos mais modernos, mas sem perder as funções tão desejadas por aqueles que procuram um carro desses em primeiro lugar, como conforto e originalidade. “Eu sempre soube o que queria”, comenta Mika, “um resultado excelente. Era importante poder restaurá-lo ao mais próximo possível do estado original após as mudanças”.

Após desmontar o interior aos últimos pedaços, iniciou-se o processo intrincado de esconder perfeitamente a fiação. Tudo tinha de ser feito com a máxima perícia possível para não deixar rastros no final.

Já a escolha do local dos alto-falantes não foi tão difícil. Isto porque a própria escolha do carro, segundo o dono, já levou em consideração este fator. Na loja, Mika já sabia que o subwoofer Ground Zero GZHW20X teria de ser instalado na frente, substituindo o porta-luvas. A marca, escolhida para todos os componentes sonoros, foi eleita após muita tentativa e erro com outras fabricantes. Os mids, modelo GZUK165X, tiveram de ser firmemente presos às laterais das portas com molduras próprias. Já os falantes full range, modelo GZPM60SQ, receberam o melhor direcionamento possível, repousando sobre o painel. “Instalar estas peças nos locais ideais já é o melhor ponto de partida para um som”, observa Mika.

Para o porta-malas, o mote era a maior originalidade possível. Os equipamentos foram bem escondidos para proporcionar esta sensação, deixando espaço para a bagagem nas viagens diárias. Mika escolheu os equipamentos em cooperação com o pessoal da Team AudioImport.

Eles chegaram à conclusão de escolher uma unidade central Alpine F#1 Status DVI-9990r, aliada ao processador PXI-H990, também da série. Foram instalados dois amplificadores Ground Zero GZPA Reference 4. O Volvo estava então pronto para o som de alta definição que seu dono tanto perseguiu. “Até chegar a este resultado, foi necessário testar com muitos falantes e equipamentos diferentes, foi um trabalho extremamente duro”, revela Mika. “Após tantos experimentos e muitos ajustes, o sistema evoluiu para se tornar muito natural e verdadeiramente excelente”.

Tuning de acordo

Portando um som de primeira e montado novamente por dentro, o Volvo não poderia passar sem uma repaginada nos visuais externos. Para o look moderno que você vê, Mika escolheu um body kit Evolve completo. A suspensão foi reajustada com kit KW variant 2, deixando o veículo um pouco mais baixo que o original. As rodas escolhidas foram Oxigin Concaves, de formato único, voltado para dentro, causando a maior parte da impressão à primeira vista, do lado de fora do veículo. Os pneus que as envolvem são 235/35/19”.

Para dar aquela apimentada na aceleração do Volvo, foram implantados chip de tuning e sistema de exaustão BSR Stage 2, aliados ao filtro de ar K&N Typhoon Kit. “Este é apenas o meu hobby”, brinca Mika. São carros como este que dão vida à palavra amador!

 

Patrocínio:

http://www.rautamo.fi/

http://www.audioimport.fi/

Volvo V50 T5 AWD

*Texto publicado na edição 168

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here