Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Uma das maiores referências históricas no campo da ciência, o naturalista britânico Charles Darwin afirmava em sua famosa “Teoria da Evolução das Espécies” que a diversidade biológica era resultado da modificação ocasionada pela adaptação de organismos vivos por intermédio da seleção natural. Nesta seleção natural, apenas os mais adaptados eram capazes de sobreviver. Portanto, todos aqueles que sobreviveram, de certa maneira, evoluíram.

Mas o que este pequeno parêntese biológico tem a ver com o caminhão de som que ilustra nossa reportagem?

Tudo! Afinal, ele é o resultado da evolução natural de seu proprietário dentro deste universo da sonorização. E quem conta em detalhes esta história é o próprio personagem principal dela, o paulista Elias Shaustz, de 32 anos. “Eu fui introduzido neste universo sete anos atrás. Desde então, eu monto um projeto diferente a cada ano. Comecei com um pequeno porta-malas e depois passei por uma Saveiro, uma perua, uma Iveco e uma Ranger, até, finalmente, chegar ao caminhão”, lembra com orgulho de seu histórico.

O projeto do caminhão, aliás, só foi possível graças a uma série de parcerias que Elias firmou nos bastidores dos campeonatos que prestigia. “Eu frequento praticamente todos os campeonatos de som, não mais para competir, mas para participar e celebrar. MTM, 101%, praticamente todos. Fazendo parte dessas tribos é que surgiu o interesse de empresas como Corzus, Snake, EMG e Ultrapark de fazerem parte deste projeto”, conta Elias.

Mais de uma centena de falantes

O caminhão escolhido para abrigar o ousado projeto foi um Mercedes-Benz 709 1996, apelidado de Tenebroso, um codinome que Elias já carrega desde as suas primeiras customizações.

Não perca as contas! Foram utilizados na parede de som, na parte de trás do bruto, exatos 130 alto-falantes. Todos eles assinados pela Snake: são 72 de 12”, com 3.200WRMS; 26 cornetas, também de 3.200WRMS; 16 tweeters e 16 alto-falantes de 10”e 400WRMS.

Todo este arsenal foi montado em caixas dutadas, que compõem uma parede de som quadrada, que chega a medir 3,5x 3,5 metros.

Baú da felicidade

Enquanto isso, a parte interna do caminhão abriga os equipamentos mais delicados. É dentro do baú que foram posicionados, na lateral, 28 módulos amplificadores para impulsionar a centena de falantes descrita acima.

Todos eles têm a assinatura da Corzus, e os modelos variam entre os 18 da linha Revolution, de 3.200WRMS, que tocam quatro alto-falantes cada; quatro modelos também da linha Revolution, de 5.000WRMS que tocam os falantes de 10”; dois de 1.200WRMS para as cornetas e quatro de 600WRMS para os tweeters.

Seis fontes automotivas Corzus, de 150A, e 72 baterias navais EMG, de 135A, tem a responsabilidade de manter todo este aparato em pleno funcionamento. Os cabos e fios utilizados no sistema são da Technoise.

Televisor, sofá, microondas, geladeira e videogame são outros mimos vistos lá dentro. O interior, aliás, foi totalmente modificado e recebeu novos spots de luz no teto e folhas de madeira no piso. “Tudo o que vocês estão vendo nas fotos foi feito por mim e por alguns amigos, especialmente o William Santos, meu sócio na loja Fluxo do Som”, explica Elias. “Acontece que a maioria de nós tem outras ocupações durante o dia, então mexemos no caminhão durante dois meses, das 18h00 às 3h00 da manhã, até que tudo ficasse pronto”, recorda.

Quando questionado se a média de um projeto novo a cada ano irá permanecer agora que o caminhão está pronto, Elias admite. “Agora vou esperar um pouco mais. O caminhão deu muito trabalho e tem sido bastante requisitado em eventos. Então vou aproveitá-lo um pouco mais antes de começar a planejar algo ainda maior”, afirma.

Está oficialmente decretado um pequeno intervalo na teoria da evolução. E é por um ótimo motivo, não?

 

Quem fez:

Fluxo do Som (11) 94713-2857.

Ficha técnica

Caminhão Tenebroso – Mercedes-Benz 709 1996

Som

72 alto-falantes Snake 12” 3.200WRMS

26 cornetas Snake 3.200WRMS

16 tweeters Snake

16 alto-falantes Snake 10”400WRMS

18 amplificadores Corzus Revolution 3.200WRMS

4 amplificadores Corzus Revolution 5.000WRMS

2 amplificadores Corzus 1.200WRMS

4 amplificadores Corzus 600WRMS

6 fontes Corzus 150A

72 baterias EMG 135A

Cabos e fios Technoise

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

DEIXE UMA RESPOSTA