SENNA ETERNO

Foto: (Divulgação)

Sempre uma das maiores atrações: esse é impacto que o nome Senna causa quando o assunto é o universo automotivo. No Salão 2018, em seu estande, o Instituto mostrou pela primeira vez para o público brasileiro o novo superesportivo McLaren Senna, o modelo de rua mais radical, ousado e completo produzido, até hoje, pela fábrica inglesa.

Além do exclusivo esportivo que ainda não rodou em território brasileiro, a marca Senna expôs também a réplica do carro de corrida de Fórmula 1 MP4/6 número 1 que o piloto Ayrton Senna obteve a sua primeira vitória no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em 1991 e que o consagrou definitivamente, naquela temporada, como tricampeão mundial da principal categoria do automobilismo.

“Além de poder ver de perto estes dois modelos extraordinários que trouxemos para o Brasil especialmente para os fanáticos por carros e fãs de Ayrton Senna, os visitantes do Dream Lounge tiveram acesso também a dois cockpits do jogo Xbox da Microsoft com o recém lançado Forza Horizon 4, no qual o McLaren Senna é o carro-estrela, além de um simulador de realidade virtual (VR) em que as pessoas puderam passear por um museu virtual com itens do piloto”, explicou Bianca Senna, CEO responsável pela marca Senna.

O espirito de Ayrton Senna sempre esteve presente na McLaren – com quem ele ganhou os seus três campeonatos mundiais de Formula 1. Fiel às lendárias habilidades do piloto que inspirou o seu nome, o McLaren Senna é o carro de corrida com licença para andar nas ruas mais radical da McLaren.

Ele gera quase 800 cavalos de potência (789bhp) e 800Nm de torque no seu motor V8 bi-turbo de 4.0 litros, que combinado aos 1.198kgs de peso e 800 kg de Downforce se traduzem numa performance surpreendente. O McLaren Senna acelera de 0-100km/h em meros 2.8 segundos e de 0-200km/h em impressionantes 6.8 segundos.

Quem pode resumir melhor o desempenho deste superesportivo é o piloto Bruno Senna. Além de ter participado do desenvolvimento do carro, o sobrinho de Ayrton pilotou o carro na pista, quando fez o seguinte comentário: “o McLaren Senna honra o meu tio por ser absolutamente focado no piloto e em sua conexão total com o veículo. Esse engajamento, essas pistas sensoriais às quais o motorista responde e das quais ele depende, toda a experiência imersiva, estiveram no centro do desenvolvimento”.