Texto: Ademir Pernias Fotos: Ricardo Kruppa

Entre um som interno equilibrado com graves fortes e um trio de qualidade e balanceado, adivinhe qual foi a opção de químico paulistano? Os dois!

Entre os adeptos do som automotivo, há os que preferem os sistemas de qualidade, que reproduzem todas as frequências musicais apenas para quem ocupa a cabine. E há aqueles que adoram dividir seu som com os amigos e a família nas festas no sítio. E há os que preferem… os dois.

Quando adquiriu sua Saveiro Cross 2015, o químico paulistano Flávio Inalbis, de 35 anos, em vez de levar a picape para casa, já tinha programado um estágio na loja de som. “Queria manter a originalidade do carro, para não chamar atenção, mas queria, ao mesmo tempo, um ótimo som interno e um som externo que pudesse tocar durante horas seguidas no meu sítio”, conta. “Gosto da “pegada” dos graves e da qualidade nos médios e agudos”, explica.

O trabalho foi confiado à loja Top Bass, de Diadema (SP). Douglas Pereira dos Santos, o proprietário da loja, já conhecia o gosto do cliente e não teve dúvidas. Procurou Alberto Massami Watanabe, da Absolut Caixas Acústicas e, juntos, montaram um projeto ousado que no final atendeu inteiramente às expectativas do cliente.

Som interno

A cabine abriga um sistema de som de alta fidelidade. A unidade principal é um DVD Pioneer AVH-X8580BT com interface de comando no volante. Como a parte dos subgraves sempre foi uma dificuldade em picapes, Massami projetou uma caixa que utiliza a parede traseira da cabine da Saveiro como parede refletora de graves. A escolha do falante recaiu sobre um subwoofer Impacto de 12”, que fornece graves profundos e estendidos, mesmo em um ambiente hostil, como é o pequeno habitáculo de uma picape. O subwoofer “casou” certinho com a saída bridge do amplificador Boog XWX 400.4.

O kit de voz Hurricane Dominator realça os médios e agudos e garante muita qualidade e fidelidade. Esses falantes são empurrados pela saída estéreo do amplificador Boog XWX 400.4.

Aumenta o som!

Para dar conta de atender ao cliente em suas planejadas festanças no sítio, um trio elétrico de qualidade e balanceado foi projetado para a caçamba. Foram utilizados dois subwoofers Selenium Tornado de 15”, para dar mais “peso” ao grave. Esses falantes são empurrados por um amplificador Boog D-2K2 de 2.200 W RMS. Para garantir a qualidade da reprodução e o equilíbrio entre as frequências, foram agregados mais dois woofers de 10” da marca Impacto, dois drivers fenólicos Selenium Trio e dois supertweeters, também da linha Trio da Selenium. Para esses equipamentos foi utilizado um amplificador Boog modelo D-2.3 de 600 W RMS.

As caixas

O projeto das caixas acústicas foi feito com objetivo de “pegada” de graves e qualidade nos médios e agudos. A caixa para os Tornado de 15” foi feita com madeira MDF de 20mm e acabamento em pintura fosca preta, com  volume e dutos retangulares projetados e calculados para responder as frequências mais baixas. A caixa dos woofers de 10” foi feita utilizando paredes simulando as cornetas. “O resultado disso é que conseguimos atingir uma distância maior sem comprometer a qualidade do som”, explica Massami. Segundo ele, o conjunto não podia ser melhor: graves fortes e estendidos dentro da cabine e um forte trio elétrico com qualidade e graves potentes.

Para que o carro possa tocar durante horas seguidas, foi instalada a fonte Boog FB-100 de 100 Ampères, que carrega a bateria do carro e auxilia quando o som exige um pico de corrente maior. “Como os amplificadores têm um ótimo rendimento, o consumo de bateria ocorre de forma mais otimizada, fazendo com que o som do carro trabalhe sem forçar os equipamentos”, explica Douglas. “Fizemos um trabalho em conjunto e o resultado foi fantástico!”, comemora.

Baterias e fontes alimentam os amplificadores, que liberam sua plena potência para os alto-falantes. O conjunto de caixas acústicas funcionou perfeitamente, proporcionando graves pesados e estendidos, aliado ao conjunto de qualidade dos médios e agudos. “Atingir ou superar as expectativas dos nossos clientes é uma meta. Para isso buscamos aprimoramento técnico projetando as caixas acústicas através dos parâmetros Thielle-Small dos alto-falantes, e executando vários testes práticos a fim de obter o melhor rendimento do conjunto de caixa + alto-falante”, conta Massami.

Para o cliente, que não hesitou em tirar o carro da concessionária e levá-lo direto para a loja de som, o resultado foi duplamemte satisfatório: “Sempre fui aficionado por som automotivo e este projeto integrou a qualidade de um home theater no som interno com a potência de um trio elétrico no som externo do carro. Melhor impossível”, conta.

 

Quem fez:

Top Bass Sound. Tel. (11) 4059-3645.

Absolut Caixas Acústicas. Tel. (11) 4339-3414.

www.absolutweb.com.br

Som

DVD Pioneer AVH-X8580BT com interface de comando no volante

Fonte Boog FB-100 de 100 Ampères

Amplificador Boog D-2.3 Digital estéreo de 600 W RMS

Amplificador Boog D-2K2 Digital mono de 2.200 W RMS

Dois amplificadores Boog XWX 400.4 Digital estéreo 400 W RMS

Crossover de 4 vias

Dois subwoofers Selenium Tornado de 15”

Dois woofers Impacto de 10”

Um subwoofer Impacto de 12”

Kit de voz Hurricane Dominator 6”

*Texto publicado na edição 183

DEIXE UMA RESPOSTA