Guia Completo criado pela startup Carflix ajuda pessoas físicas a valorizarem seus usados na hora da venda
Vender um seminovo não é tão simples como parece e pode ser um bom ou mau negócio a depender de como o proprietário negocia. Os problemas começam quando o vendedor não sabe nem mesmo por qual preço vender o veículo, é o que aponta Fabio Pinto, especialista da indústria automobilística há mais de 10 anos e CEO da Carflix – startup que propõe uma melhor compra e venda de veículos por meio de sua plataforma online.
De acordo com o especialista, na hora da venda de um carro usado, é necessário entender o mercado de seminovos, saber quais são os melhores momentos para negociar e ser transparente com quem negocia. “Estar familiarizado com a marca e o modelo de seu automóvel, seu valor atual, quilometragem e seu histórico de serviço são fatores importantes na hora de vender um seminovo sem perder dinheiro”, explica Fabio Pinto.
O CEO da empresa separou abaixo as 3 principais dicas para negociar seu carro usado sem desvalorizar o seu patrimônio:
1- Considere o mercado: O seu carro está em demanda? Este é o momento certo para vendê-lo? Os sedans familiares, embora não sejam os carros preferidos dos entusiastas de autos, estão em constante busca por pessoas que precisam de transporte básico e barato.
Outros fatores podem afetar a valorização do seu carro. Por exemplo, se o seu carro tiver uma boa economia de combustível e o preço da gasolina estiver alto, você poderá pedir mais por ele.
Já automóveis procurado por colecionadores costumam demorar mais para vender, mas os interessados dão boas ofertas por estes veículos.
2- Pesquise a tabela FIPE: Essa dica parece óbvia, mas de acordo com o especialista, muitas pessoas deixam de conferir o valor do seu usado no mercado. A tabela Fipe é utilizada como referência por lojistas, comerciantes e vendedores na hora de determinar o preço do carro novo ou usado.
Por isso, antes de vender seu carro, pesquise o valor dele no mercado.
3- faça pequenos ajustes e invista em bons anúncios: Detalhes ajudam a fazer o carro parecer mais conservado. Remova arranhões leves e imperfeições da pintura, faça um polimento no carro, substitua os tapetes (um truque fácil e barato) e faça uma lavagem no motor.
A propaganda é a alma do negócio, certo? se você for vender seu carro pela internet, crie padrões de fotografia e valorize seu carro por meio de fotos. A regra básica é ser o mais completo e específico possível nos anúncios.
Anúncios de carros de má qualidade com poucas informações na descrição, vão fazer o valor do veículo diminuir.