Tecnologia promete evitar colisão entre automóveis sem necessitar da ajuda do condutor do veículo

Texto: Da redação
Fotos: Divulgação

A segurança no trânsito é tema na pauta de nove em cada 10 montadoras de automóvel. As novas plataformas de automóveis cada vez mais focam em seus itens de segurança como diferenciais para enfrentar a concorrência.

Triviais como freios ABS, direção elétrica, assistente de manobras e corretor de angulação de curvas não causam mais furor em condutores e consumidores.

A tecnologia, daqui pra frente, promete muito mais.

O Grupo Renault desenvolveu um sistema de condução autônoma capaz de gerenciar cenários desafiadores. Pela primeira vez, um veículo pôde fazer uma manobra para evitar uma colisão com a mesma taxa de sucesso que pilotos de teste profissionais. Os pilotos que serviram de inspiração e referência para a equipe do Laboratório de Inovação Aberta da Renault, localizado no Vale do Silício, estão entre os melhores do mundo.
O Laboratório de Inovação Aberta da Renault faz parte da rede de laboratórios criada pela Aliança, com o objetivo de melhorar a segurança e as tecnologias avançadas de condução autônoma. As características dos últimos avanços tecnológicos são:

  • São inspirados em e comparados com pilotos de teste profissionais;
  • Complementam os desenvolvimentos feitos pela Renault em matéria de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e segurança veicular, representando uma etapa importante no uso da condução autônoma para melhorar a segurança dos veículos;
  • Se tornar uma das primeiras montadoras de automóveis a oferecer uma tecnologia de condução autônoma de nível 4 do tipo “Mind off” (sem supervisão do condutor) para seus veículos de produção em série, e desenvolver uma frota de veículos autônomos sem motorista.

O Grupo Renault pretende lançar mais de 15 modelos com diferentes níveis de capacidade de condução autônoma até 2022, por meio das sinergias da Aliança.