Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Foi-se o tempo em que os campeonatos de som, especificamente aqueles voltados para o SPL, eram eventos onde o que se via era apenas rivalidade e uma competição ferrenha pelo primeiro lugar.

Não, os torneios não foram extintos. Pelo contrário, existem aos montes, todos os finais de semana, em todos os cantos do Brasil. E a concorrência sobrevive, com muitos competidores e marcas visando o lugar mais alto do pódio.

Acontece que os organizadores, assim como os competidores mais experientes, perceberam que, para atrair a atenção e curiosidade dos espectadores, era preciso algo mais.

Juntar os principais carros para tocar juntos e causar terremotos, levitar longos fios de cabelo e objetos, quebrar taças de vidro, tudo isso utilizando apenas a pressão sonora, tem se tornado rotina nos campeonatos, que estão sendo recompensados por esta repaginação com uma nova geração de curiosos e aficionados se interessando por este universo.

Veteranos

A dupla que protagoniza esta reportagem, de novata, não tem nada. Mesmo assim, levantar cabelos e objetos por meio de frequências subgraves está entre os atuais hobbies preferidos deles sim.

Um deles é Rosiel Cândido da Silva, 39 anos, competidor de longa data e também proprietário da Magic Audio Car, loja especializada em som automotivo localizada em Itaquera, São Paulo.

O outro, cliente de Rosiel e dono da Ipanema 1991 que estampa nossas páginas, é Adalton Silva Brasil, micro-empresário, 42 anos, também figurinha carimbada em campeonatos de som, há décadas um praticante desta modalidade.

Projeto

Rosiel e Adalton se uniram para desenvolver um projeto que fosse capaz de fazer bonito na categoria Bass Race, na qual a ideia era competir nos torneios da dB Drag e no sul-americano da 101% Eventos.

Para quem não sabe, a Bass Race é uma categoria que privilegia as frequências subgraves, cuja avaliação é feita a partir da média de frequências graves executadas. “Algo em torno de 30 Hz, 34 Hz”, lembra Rosiel.

“Eu tinha um Fiat Uno, mas a ausência de um porta-malas maior iria inviabilizar a construção do que queríamos. Foi então que a ideia de uma dessas peruas, com porta-malas maiores, se mostrou uma bela saída”, explica Adalton sobre a escolha do modelo.

O sistema começa no interior, onde um CD player Pioneer atua como fonte de sinal. Nos locais originais foram posicionados kits duas vias Bravox, mas é atrás de condutor e passageiro que o bicho começa a pegar.

É lá que uma caixa com duto retangular, de aproximadamente 800 litros, abriga quatro subwoofers FB Áudio, de 3.000 W RMS cada.

IMG_8915edit

Mais espaço

O espaço disponível no bagageiro da Ipanema foi fundamental para o projeto, como salientou Adalton. Isso porque uma extensa lista de acessórios foi acomodada ali. A começar por dois generosos amplificadores Stetsom, modelo 9K, que trabalham exclusivamente com os subwoofers.

Além deles, foram posicionados outros dois amplis Stetsom, estes modelo 400.4, ao lado dos 9K. Estes dois trabalham com o estéreo do sistema.

Seis baterias Optima, voltímetro e controle de longa distância que regula som, strobo, iluminação e partida são os demais diferenciais do conjunto. Os cabos são da Technoise.

Um entusiasta de rock e blackmusic, Adalton conta que na Ipanema nem mesmo pode ouvir suas canções prediletas. “Com esta configuração não dá pra usá-lo no dia-a-dia. Ele é mesmo exclusivo de campeonatos e configurado para executar subgraves e fazer hair trick e levitação de objetos”, lembra.

Rosiel é outro que enaltece as qualidades da cria. “Destacam-se os subs de ótima qualidade, e a caixa reforçada e preparada. A pressão de áudio gerada é muito boa”, elogia.

IMG_8935edit

Detalhes

Para suportar os mais de 600 quilos de equipamentos – e que deixaram a Ipanema com cerca de 1.700 quilos de carga total – foi necessário um reforço na suspensão, com a troca das molas por modelos blindados.

Esta pontual modificação na suspensão acompanhou a substituição das rodas por modelos BRW 17”. Tudo isso em nome do bom e velho SPL! Que em 2015, se encontra mais engraçadinho do que nunca…

IMG_8909edit

Quem fez:

Magic Audio Car. Tel. (11) 2524-8512

Agradecimentos: News Car Inovadora, Hot Tires e NVS Peças Especiais

Ficha técnica

Chevrolet Ipanema 1991

Som e multimídia

CD player Pioneer

Amplificadores Stetsom 9K

Amplificadores Stetsom 400.4

Kit duas vias Bravox

Subwoofers FB Audio 18” 3.000WRMS

Baterias Optima 75ª

Cabos Technoise

Parte externa

Suspensão reforçada

Rodas BRW 17”

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA