Texto: Giovanne Formis Foto: Divulgação

Permissão Internacional para Dirigir (PID) é aceita em mais de 100 países; motorista pode receber o documento em casa

Vai passar as férias no exterior? Agora você pode solicitar a emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID) ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) e explorar as estradas gringas com mais segurança.

Se a viagem for para um dos países assinantes da Convenção de Viena, a solicitação da PID pode ser feita para quem tem CNH dentro da validade, não está cumprindo período de suspensão ou cassação do direito de dirigir nem tem outras restrições administrativas ou judiciais que impeçam a expedição do documento.

A PID traduz a Carteira Nacional de Habilitação em sete idiomas e é impressa com a mesma validade. Vale ressaltar que ela não substitui a CNH dentro do Brasil. A taxa de emissão do documento é de R$ 259,05. Para receber a PID em casa, o motorista precisa pagar R$ 11 a mais do custo de envio pelos Correios.

O documento também permite que brasileiros dirijam em países que têm o Princípio da Reciprocidade com o Brasil. A lista completa dos países que fazem parte da convenção está disponível no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), neste link http://scup.it/ee9h.

Como solicitar – A Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode ser obtida de forma online, com entrega pelos Correios. Basta acessar o portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), clicar em “Serviços Online”>”CNH-Habilitação”> “Tem habilitação no Brasil e quer dirigir no exterior? Solicite a PID”.

Quem preferir pode fazer o pedido pessoalmente, na unidade de atendimento do Detran.SP na qual a CNH está registrada ou nos postos Poupatempo.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA