Texto: Vitor Giglio

Fotos: Vinícius Andrade

Dono de loja do segmento automotivo prova que além de áudio, também manja muito de estética. Maior prova disso é seu próprio Passat TSI

Dizem que santo de casa não faz milagre, mas depende do santo e depende da casa. Wagner de Matos Silva, 36 anos, é proprietário, projetista e instalador da W Sound, loja de som automotivo localizada em Carapicuíba (SP).

Acontece que, além de dar aquele talento nos carros da clientela, Wagner também reserva um tempinho para trabalhar nos seus projetos pessoais. O último deles é este impecável Passat TSI 2012, que prova, por a + b, que esse santo, nessa casa, faz milagre, sim senhor!

Com 11 anos de experiência no segmento, Wagner relata que é especializado em som e também em personalização. “Só não trabalho com filme e alarme”, garante.

Toda esta bagagem acumulada lhe permitiu criar inúmeras customizações pessoais, em modelos dos mais variados, tais como Corsa Sedã, Vectra, Passat Variant, Fusion e Jetta, antes de chegar no modelo que protagoniza esta reportagem. “Quando peguei esse Passat, mesmo ele sendo original, eu já consegui visualizar tudo o que viria a ser feito. A única mudança de rota aí no meio do caminho foi o tipo de suspensão”, garante o expert.

Caprichado

O som é, de fato, um dos grandes chamarizes do projeto. Capitaneado pela mídia original do modelo, o sistema conta com kit duas vias Focal nos locais originais na dianteira e permanece com o kit de fábrica no volume traseiro.

Mas é no porta-malas, em um belíssimo acabamento criado especialmente para o projeto, que fica o suprassumo da sonorização, a começar por um par de subwoofers Bass Inferno, de 10” e 500RMS de bobina simples, acomodado em uma caixa dutada com 37L em cada lado, sendo que os dutos são de 3”.

Para amplificar estes alto-falantes são utilizados dois módulos. Um estéreo da Audiophonic, modelo 800.4, e um mono da Soundigital, modelo EVO 1.200, exclusivamente para os subs.

Todo o aparato dispõe ainda de mega-capacitor Audiophonic de 6F, bateria auxiliar de 100A, processador PX1 Expert, conversor RCA da Falcon, cabos de 25mm e fiação blindada. “Minha busca foi por qualidade, com o detalhe de um SPL um pouco mais forte”, explica Wágner, que assumidamente migrou do trio-elétrico para a sonorização interna com o passar dos anos.

Outra cara

Mas além do áudio, a estética é outro ponto fortíssimo do projeto. O Passat agora roda com modelos de 20” da Volcano, série Concept. Os pneus medem 225×30.

A suspensão, que era pra ser fixa e acabou se tornando um modelo a ar, foi montada com bolsas gomadas na traseira, base cônica na dianteira, sensores de altura e bloco de válvula.

Por fora, destaque também para lâmpadas super LED tanto no farol baixo quanto no de neblina.

No interior as modificações ficam por conta de prolongador nas borboletas do volante e pedais esportivos da versão R-Line. A mecânica segue original, com a tutela de um propulsor TSI 2.0 turbo de 211HP. “Eu uso o carro pra tudo, mesmo tendo feito nele tudo o que eu queria. A ideia agora é ficar mais um ano com ele e depois, quem sabe, trocar por um Passat mais novo”, finaliza o pra lá de satisfeito proprietário. Também pudera…

Quem fez:

  • W Sound (11) 94011-0201

Ficha técnica Passat TSI 2012

Acessórios

  • Rodas Volcano 20”
  • Super LED
  • Pedais esportivos do R-Line

Mecânica

  • Kit de suspensão a ar

Som

  • Kit duas vias Focal
  • Subs Bass Inferno 10” 500WRMS
  • Módulo Audiophonic 800.4
  • Módulo Soundigital EVO 1.200
  • Mega-capacitor Audiophonic 6F
  • Bateria auxiliar 100A
  • Conversor RCA Falcon

Galeria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here