Modelo vem completamente novo em duas versões de acabamento e com garantia de cinco anos ou 100 mil km

A aposta da fabricante coreana é clara: roubar potenciais clientes dos famosos sedãs japoneses Toyota Corolla e Honda Civic. E, para falar a verdade, o novo Cerato tem potencial para isso.

Fabricado na planta de Pesquería, no México, o novo KIA Cerato 2.0 chega às concessionárias brasileiras no início de outubro, em duas versões: uma EX, por R$ 94.990,00, e uma SX, por R$ 104.990,00. Ambas possuem garantia de cinco anos ou 100 mil km.

“É um carro completamente novo em design, motorização e tecnologia. Com todas as novidades e aprimoramentos que o novíssimo KIA Cerato 2.0 apresenta, temos convicção de que vamos surpreender o mercado brasileiro, em um dos segmentos mais competitivos como o de sedãs”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “O KIA Cerato sempre foi um dos nossos líderes de vendas no País, e isso também deve-se confirmar com essa nova geração que está chegando”.

Design

O modelo teve o visual totalmente reformulado e com inspiração no fastback KIA Stinger GT. A tradicional grade “nariz de tigre” foi redesenhada, os faróis são novos e trazem luz diurna em LED, projetor nos faróis de neblina, antena de teto “tipo tubarão”, rodas de liga leve de 16″ e pneus 205/60, capô alongado, traseira alta com ponteira de escapamento esportiva cromada e lanternas em LED.

Novo Powertrain

O motor Nu2 de 2.0 litros, flex, de quatro cilindros, 16 válvulas, Dual CVVT é completamente novo. São 157 cv a 6.200 rpm e torque de 19,2 kgm a 4.700 rpm, quando abastecido com gasolina. Com etanol, a potência sobe para 167 cv a 6.200 rpm e torque de 20,6 kgm a 4.700 rpm.

Há acelerador eletrônico tipo drive-by-wire e transmissão automática de seis velocidades, com opção de trocas sequenciais, além de quatro modos de condução: Comfort, Economy, Smart e Sport. Na versão SX, o paddle shift reforça a esportividade do modelo.

Conforto

A nova geração passou dos 4.560 mm para os 4.640 mm de comprimento, e dos 1.780 mm para os 1.800 mm de largura. A altura é de 1.440 mm, enquanto a distância entre-eixos é de 2.700 mm, assegurando amplo espaço para as pernas. Com iluminação e capacidade de 520 litros, o porta-malas está entre os maiores do segmento, com espaço suficiente para acomodar as bagagens.

No interior, o novo KIA Cerato 2.0 oferece qualidade e tecnologia que antes só eram encontradas nos modelos do segmento premium. Nas duas versões disponíveis no Brasil, o sedã possui sistema multimídia com tela flutuante de 8”, colorida e sensível ao toque e painel redesenhado. A versão SX ainda possui ar-condicionado digital dual zone com filtro antipólen e design tipo turbina, com saídas de ventilação para os bancos traseiros.

O volante multifuncional da nova geração possui controles do sistema de som e de chamada, do piloto automático e do computador de bordo.

Dentro da versão SX do novo KIA CERATO 2.0, chamam atenção os bancos de couro, com sistema de aquecimento de três níveis nos assentos dianteiros, e um novo desenho horizontal que cria a sensação de espaço e organização, com linhas claras e botões de design fino.

A qualidade de acabamento superior, referência da KIA, pode ser conferida no revestimento soft touch do painel, nas maçanetas internas com padrão aço escovado e nos detalhes metalizados nos pedais e no descansa-pé da versão topo de linha.

Na versão SX, a partida do motor é acionada pelo botão Start/Stop, por reconhecimento da chave Smart Key. A tecnologia ainda permite o travamento e a abertura das portas e do porta-malas à distância.

O novo KIA CERATO 2.0 ingressa em um novo patamar tecnológico, com Bluetooth® com comandos de voz e conectividade de smartphones, por meio do Android Auto™ e do Apple CarPlay®, entrada auxiliar e USB. O sistema de som vem equipado com 4 alto-falantes e 2 tweeters.

Segurança

Na versão topo de linha, o veículo possui seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina); freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD; controles eletrônicos de tração (TSC) e estabilidade (ESC); direção elétrica progressiva; assistente de partida em rampa (HAC); câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra; vidros elétricos com sistemas antiesmagamento e de subida / descida de um toque para o motorista; sensor de monitoramento de pressão nos pneus (TPMS); sistema imobilizador; destravamento automático das portas em caso de colisão; retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos elétricos, com rebatimento automático, setas integradas de LED e aquecimento.

Além disso, o sedã vem equipado com barras de proteção contra impactos laterais nas 4 portas e zona de deformação programada (chapa dupla), acendimento automático dos faróis, sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, itens que o colocam como um dos modelos mais seguros da categoria no mercado brasileiro.