KIA Cerato 2010: Inconfundível!

Escola americana de customização casou perfeitamente com o design marcante deste sedã asiático

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Edgar Klein

Há projetos em que, quando você bate olho, o primeiro pensamento é: “como que este carro não saiu assim de fábrica? ”. É exatamente assim que nos sentimos ao nos deparar com o poderoso KIA Cerato 2009/2010 do programador paulista Cléberson Gomes, de 27 anos.

A aposta da customização era primar por um visual “clean”, mas que, quando nos atentássemos aos mínimos detalhes, entenderíamos o verdadeiro significado da máxima “menos é mais”. E, convenhamos, acertou em cheio.

Mas este não foi o primeiro projeto de customização de Cléberson: “Já tive 5 carros modificados. O primeiro foi um GM Monza Tubarão, depois passei para VW Gol quadrado, Fiat Uno Fire, que eram projetos mais simples. Depois, comprei um VW Santana G3, em que comecei a investir mais pesado na customização e, depois, peguei este KIA Cerato”, explica.

Como todo apaixonado por carros e pelas suas customizações, a paixão começou cedo. “O interesse em carros vem desde meus 10 anos, com a chegada do filme ‘Velozes e Furiosos’. Ao olhar aqueles carros com rodas grandes, neon e cores chamativas, aquilo me fez ‘abrir os olhos’ e não parei mais de me interessar por carros customizados”, acrescenta.

Cléberson conta que a ideia inicial não era customizar o sedã coreano, mas o coração falou mais alto. “Quando eu comprei esse carro, eu ainda tinha o VW Santana já modificado. Assim, minha ideia não era modificá-lo, mas não me contive e hoje ele está dessa maneira”. Eu acrescentaria incrível ao fim desta frase, mas Cléberson é modesto.

O projeto

As rodas originais foram substituídas pelas réplicas da Rotiform de 18” com 9,5 de tala, fabricadas pela Rodera Wheels e os pneus utilizados são os eficientes Pirelli Cinturato P1 215/35. 

A suspensão também foi modificada e agora conta com um sistema a ar com um controlador V2 Auto Pilot da Airlift Performance. Quem cuidou desta customização foi a Draggin Customs, utilizando, inclusive, sistema de bolsas e amortecedores exclusivos para o carro.

Já o motor 1.6 16V Gamma de 126 cv não recebeu alterações, a não ser a instalação de um abafador traseiro com ponteira em inox. “Quem sabe daqui um tempo (faço alguma preparação mecânica) ”, comentou Cléberson com aquele sorriso malicioso de quem já tem algo em mente.

Como você já viu nas fotos, o carro não se resume a roda e suspensão baixa. Uma modificação essencial, feita pela equipe da THR Funilaria e Pintura, deu aspecto invocado ao Cerato. “A troca do para-choque original pelo da versão esportiva Koup. Este é 100% original, mas estou cotando para montar a peça em fibra, pois é bastante raro de se achar no mercado”, explica Cléberson.

E, fechando o pacote estético da parte externa, o carro que já era cinza de fábrica, mas em tom metálico, recebeu envelopamento na cor Ultra Gray Storm da Alltak, instalado pela galera da Art Details. De 100% original só sobrou o interior.

Na medida certa

O sistema de som também recebeu um upgrade com um conjunto multimídia universal, que roda com sistema operacional Android. Além disso, no interior do carro, um novo kit duas vias na dianteira e outro nas portas traseiras.

Já, no porta-malas, foram feitas duas caixas, com uma acoplando todo o sistema de suspensão e, por cima desta, a caixa selada do subwoofer FB Audi de 12” com 400 RMS. O acabamento foi feito todo em MDF e carpete automotivo. Também foram utilizados dois módulos: um Banda Ice responsável pelos graves e um Stetsom, com a missão de administrar o áudio mais ‘fino’. Segundo Cléberson, o objetivo é ter uma qualidade de som mais apurada, sem se preocupar tanto em uma potência mais elevada.

Ficha Técnica KIA CERATO 2009/2010

Interior

  • Central Multimídia Universal
  • Kit duas vias dianteiro
  • Kit duas vias traseiro

Som

  • Módulo Banda Ice
  • Módulo Stetsom
  • Subwoofer FD Áudio 12” 400 RMS

Suspensão

  • Suspensão V2 Auto Pilot da Airlift Performance

Exterior

  • Envelopamento Ultra Gray Storm da Alltak
  • Para-choque dianteiro do KIA Cerato Koup

Draggin Custom’s Suspensão

Rua Agudenses 175, 06331-110 Carapicuíba

facebook.com/draggincustomssuspensaooficial/
(11) 4167-4935

THR Funilaria e Pintura

Rua Milton Ferreira Franco 470, 07417-160

(11) 97519-3647

Art Details

facebook.com/artdetailsda/

 (11) 99575-3826

AGRADECIMENTO:

Agradecimento ao Shopping Plaza Sul por ceder o espaço para a realização do ensaio fotográfico

https://www.plazasulshopping.com.br/

Galeria

You don't have permission to register