Hyundai HB20S aposta numa boa combinação de acessórios, itens de conforto e apelo visual para concorrer entres os sedãs compactos

Enquanto os hatches da família HB20, da Hyundai, priorizam características como esportividade, praticidade e custo-benefício, sua versão de três volumes, o sedã compacto HB20S eleva a família a outro patamar nos quesitos sofisticação e conforto.

Car Stereo avaliou o concorrente de modelos consolidados no mercado, como Chevrolet Prisma e Ford New Fiesta Sedan, e constatou que o Hyundai tem como brigar neste páreo.

São sete as versões da nova linhagem, desde o modelo de entrada, o Comfort Plus 1.0 – comercializado por  R$ 46 mil, até o top de linha, o Premium 1.6 automático, na faixa dos R$ 62.000.

Visual renovado

A primeira preocupação da Hyundai foi nitidamente diferenciar o seu sedã dos demais da categoria no aspecto da primeira impressão. Aquela que fica! Nova grade dianteira com hastes cromadas, conjunto óptico com faróis redesenhados e faróis e lanternas com novos layouts são itens que chamam a atenção logo de cara. Nas versões mais sofisticadas, o HB20S possui lanternas traseiras com tecnologia clear type – que dão um diferente efeito visual para quem olha – e também faróis com LED.

O conforto soma-se a esses diferenciais nas versões top de linha. No interior, por exemplo, há opção de couro cinza. Mas o que se vê em todos os modelos HB20S é a funcionalidade. No painel, o botão “trip” é posicionado em destaque, à direita de velocímetro e conta-giros. Isso permite que o condutor possa facilmente alternar o display entre a checagem do volume de combustível no tanque, a quilometragem total ou por percurso, e autonomia restante estimada, além de consumo atual.

Diferenciais

Por se tratar de um sedã, mas um sedã compacto, o quesito espaço pode deixar a desejar. Especialmente para os ocupantes do banco traseiro. Não é o caso na família HB20S, já que mesmo que o condutor recue seu banco ao limite, o ocupante do assento traseiro pode viajar confortavelmente, sem nenhum inconveniente.

Espaço também é o destaque no porta-malas. O generoso compartimento dispõe de 450 litros. O suficiente para levar a família toda para viajar e ainda elaborar uma caixinha selada para abrigar um subwoofer (para os usuários mais aficionados por som).

Equipamentos

Ar condicionado, vidro elétrico, direção hidráulica, retrovisores com rebatimento e comandos no volante são alguns dos itens obrigatórios para modelos nesta categoria. Mas quem se destaca mesmo no interior do HB20S é o computador de bordo blueAudio. Além de Bluetooth, o sistema multimídia permite espelhamento e pareamento com os apps Car Play e Android Auto, além de comunicação via entrada auxiliar. Ou seja, de uma maneira ou de outra, é possível parear o seu dispositivo móvel com o veículo. Ponto positivo para a Hyundai!

Motorização

O HB20S é apresentado com duas versões de motorização, 1.0 e 1.6. A segunda, testada por nós, possui 16V e quatro cilindros em linha. Trata-se de um conjunto de 128HP com um bom torque, o que garante que os 1.000 quilos do sedã sejam impulsionados sem deixar a desejar. O câmbio é um modelo automático, de seis marchas e as rodas são de 15”.

Vale: Custo, espaço interno, motorização e lista de equipamentos existentes nas versões top colocam o HB20S no páreo entre os sedãs compactos

Não vale: O desempenho com o câmbio automático não se compara ao desempenho com câmbio manual, pelo fato da relação no conjunto ser muito longa

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA