Texto: Vitor Giglio        Fotos: Ricardo Kruppa

O espaço é um fator fundamental para a projeção de qualquer execução de áudio. Seja em local aberto ou fechado, considerar a propagação do som no espaço é fundamental para fazer com que os ouvidos ali presentes captem o som da melhor maneira possível.

No entanto, quando falamos de som automotivo, a questão “espaço” traz problemas em dobro. Isso porque, em um automóvel, além das ondas sonoras enfrentarem fatores hostis – como materiais absorventes ou que trepidam – existe, em muitos casos, a falta de espaço, literalmente, para a acomodação de eventuais componentes que venham a existir em determinado sistema de áudio.

A falta de espaço no interior do automóvel é, inclusive, responsável pela organização dos sistemas de áudio da maneira que conhecemos, geralmente com alto-falantes nos locais originais e módulos e subwoofers no bagageiro, ocupando o mínimo de espaço possível naquele compartimento.

Que a falta de espaço é fator agravante em qualquer projeto mais elaborado é fato. No entanto, o que este carro-show prova é que um som de qualidade pode ser projetado em qualquer que seja o ambiente e que a falta de espaço não pode servir como desculpa.

Parceria

Idealizado pela Y2 Audio e projetado pela loja especializada paulistana Krocokar, o Hyundai HB20 foi o modelo escolhido exatamente pela questão do espaço. “Nós tínhamos algumas outras opções de carros, mas optamos pelo HB20 exatamente para mostrar que um carro popular, e pequeno, pode muito bem abrigar um projeto de qualidade, desde que sejam utilizados os equipamentos ideais para este cenário”, afirma Cícero D’Elia Junior, o Junior da Krocokar.

João Yazbek, engenheiro e proprietário da Y2 Audio – e a outra cabeça pensante do projeto – avaliza. “Buscamos apresentar alguns produtos que servem muito bem para veículos mais simples, cujo som original é bem fraco. Esse carro-show foi montado para isso. Nós gostamos de qualidade, não de barulho, por isso a ideia é mostrar que é possível ter esse som de qualidade sem alterar o automóvel e se adequando às suas limitações de espaço”, afirma.

Escalação

O projeto do carro-show é capitaneado por um DVD Pioneer AVH 8580. O painel recebeu novos acabamentos e moldura. Na frente, a reprodução é responsabilidade de um kit duas vias JBL 608.  Câmera de ré, TV full HD, antena Olimpus e auxiliares HDMI e para Iphone são funções agregadas. No volume traseiro do hatch falantes JBL 608, coaxiais, reproduzem os sinais.

É no porta-malas, entretanto, que os produtos da Y2 Audio justificam a razão de ser do HB20.

Lá, três caixas ativas, modelo SS-100, reproduzem os graves e subgraves. Estes subs de 8” têm perfil baixo em alumínio. Estão, cada um deles, acoplados a um amplificador de 100 W RMS integrado. “Outro diferencial deste produto são os falantes, propriamente, desenvolvidos pela Vifa, uma fabricante dinamarquesa especialista em high-end”, lembra João Yazbek.

Nas laterais foram acomodados dois amplificadores classe D, de dois canais, modelo DPA-720. Esse módulo da Y2 Audio, de dimensões reduzidas, possui 720WRMS máximos em estéreo ou um canal (bridge) e tecnologias como a ZDTS – zero dead time switching – que proporciona uma menor distorção harmônica, fazendo com que sua resposta seja equivalente ao de amplificadores classe AB.

Mas, como em todo carro-show que se preze, o visual também precisa impressionar. Por este motivo, Junior submeteu o veículo a uma série de pequenas modificações que, somadas, criam um visual exclusivo e arrojado para o popular da Hyundai.

Na parte de fora, aerofólio, friso lateral branco, espelhos e maçanetas personalizados, engate, películas anti-vandalismo e rodas Zunky 17” dão o tom.

Itens de conforto e funcionalidade também foram agregados, tais como bancos de couro personalizados, alarme tipo canivete, protetor de cárter, carpete personalizado, kit de vidros elétricos e assoalho com iluminação. Eis um exemplo de carro-show que faz jus ao nome!

 

*Texto publicado na edição 178

Related Post

DEIXE UMA RESPOSTA