A nova linha de alto-falantes, subwoofers e amplificadores, possui tecnologia Bluetooth e recurso de restauração de arquivos comprimidos
De olho no segmento premium do mercado brasileiro de som automotivo, a Harman passa a comercializar oficialmente no Brasil sua marca Infinity. Considerada uma das marcas de áudio mais desejadas do mundo, a Infinity foi fundada em 1968 e produz desde soluções de home teather até uma completa linha de som automotivo. ““A linha Infinity chega ao Brasil para satisfazer os clientes mais exigentes com requinte, sofisticação de forma a valorizar a paixão dos brasileiros pelo som automotivo”, declara Rodrigo Kniest, presidente da Harman do Brasil. “A equipe de engenheiros da Infinity é altamente perfeccionista e busca permanentemente a mais alta qualidade de produtos”, completa.
Para detalhar a nova marca, cujos produtos já estão à venda em um seleto grupo de lojas especializadas pelo país, Car Stereo conversou com Luciano Sasso, diretor de marketing da Harman do Brasil. Acompanhe a entrevista que fizemos com ele.
Car Stereo: É a primeira vez que a marca Infinity vem ao mercado brasileiro?
Luciano Sasso: A Infinity já esteve presente no mercado brasileiro, anos atrás, por meio de importações independentes de alguns distribuidores. Agora a marca retorna ao país por intermédio da Harman do Brasil, empresa proprietária e fabricante da marca. Com isso, oferecemos aos nossos consumidores estrutura completa de distribuição, pós-vendas e assistências técnicas especializadas.
CS: Quais são as principais inovações tecnológicas e de matérias primas que a marca tem, em relação a outra marca da Harman, a JBL, por exemplo?
LC: A marca foi pioneira em diversas tecnologias hoje amplamente utilizadas, como cones de polipropileno, guias de ondas para tweeters, amplificador digital automotivo fullrange, entre outras. A Infinity que está chegando ao mercado brasileiro apresenta tecnologias exclusivas. Nos amplificadores, teremos o Clari-Fi Music Restoration1, uma tecnologia que analisa em tempo real arquivos de áudio comprimidos e reconstrói detalhes perdidos na compressão, fazendo os áudios soarem mais claros, nítidos e recuperando a dinâmica das músicas. Outra grande novidade é a conectividade Bluetooth, que permite fazer ligações viva voz e streaming de músicas, por meio de um pequeno painel que acompanha os produtos.
A linha de alto-falantes conta com as tecnologias Plus OneTM – desenvolvida pela Infinity e aplicada aos cones, aumentando a área e proporcionando uma melhor performance de graves em falantes pequenos. Os tweeters contam com acionamento pelas bordas, que permite maior potência e uma resposta de frequência mais ampla, e, ainda, um controle de nível 0dB ou +3dB, que permite otimizar a linearidade do sistema com base no local de instalação do alto-falante. Nos subwoofers, o grande diferencial é o Seletor de Impedância (SSl – Selectable Smart Impedance), que permite aos usuários e instaladores selecionar a impedância apropriada de acordo com o projeto do sistema – 2 ou 4 Ohms. Além do cone em fibra de vidro, que elimina as distorções e proporciona uma maior resistência.
CS: Onde são fabricados esses produtos? Há planos de serem produzidos no Brasil, no futuro?
LS: Os produtos da linha Infinity são desenvolvidos nos Estados Unidos e fabricados na China. A Harman não possui planos de produção desta linha no Brasil.
CS: Por que a Harman decidiu trazer a marca para o país neste momento?
LS: Identificamos que há um nicho de mercado “premium” carente de opções de produtos de alta performance e que há tempo aguarda pela marca Infinity em nosso país. Além disso, estamos buscando, dentro de nossa estratégia de diversificação, trazer novidades capazes de movimentar e valorizar o mercado de som automotivo, diversificando nossa gama de produtos.
CS: Qual é a faixa de preços dos produtos?
LS: Os produtos Infinity estão na categoria de “super premium” e estão posicionados acima dos produtos JBL importados.
CS: Como foram escolhidos os lojistas autorizados a vender a marca no Brasil? Quantos foram nomeados e em quais cidades?
LS: Para iniciarmos esse trabalho com a linha Infinity no Brasil, destacamos um seleto grupo de lojistas com larga experiência em instalações de alto padrão. No mercado de som automotivo entendemos que esses lojistas estão totalmente aptos a atender a exigente demanda de consumidores de sistemas de alta fidelidade. Em breve comunicaremos em nossas redes sociais a relação de lojas credenciadas com os produtos Infinity. Os consumidores também poderão entrar em contato diretamente conosco através dos nossos canais de comunicação. Nosso SAC é 0800-514161, pelo e-mail tecnica@harman.com ou pelo site www.jbl.com.br.
CS: Como funciona o recurso Bluetooth nos amplificadores? Qual sua utilidade prática? Seria para regulagens à distância?
LS: Os amplificadores da linha Kappa têm incluso no produto um painel de controle para suas funcionalidades. Por meio desse painel é possível habilitar a conectividade Bluetooth, conectando seu telefone e possibilitando receber chamadas telefônicas através do sistema de áudio do carro, tocando apenas em um botão do painel. Ainda pela conectividade BT é possível fazer streaming de músicas de até três dispositivos conectados simultaneamente através do Party Mode. Neste painel estão integrados o microfone para receber chamadas, os controles para ligar e desligar o Bluetooth. Além disso, é possível ativar o Party Mode, aceitar ou finalizar chamadas telefônicas e ainda ativar ou desativar a função Clari-Fi.
CS: A Harman planeja montar um carro-show com a marca infinity?
LS: Pretendemos estabelecer, juntamente com os lojistas selecionados, parcerias para montarmos projetos de som com a linha Infinity.