Combinação de suspensão a ar com acessórios externos dá a Golf GL um requinte digno dos modelos customizados no velho continente

Definitivamente, não é por acaso que o Golf que protagoniza esta reportagem tem um visual clean somado a uma coloração pouco usual e a acessórios que remetem a uma sutil agressividade. Essas três eram exatamente as características que o analista de sistemas Marcelo Nakazaki, 34 anos, queria dar a seu xodó.

Um entusiasta das tendências europeias de customização, Marcelo conta que mergulhou no universo da personalização em sua adolescência, mas que o tempo fez com que acabasse assumindo uma preferência por modificações voltadas para a parte interna, o rebaixamento e linhas visuais.

Proprietário deste Golf GL 1995 1.8 desde 2013, Marcelo buscou a ajuda de Thiago Rabaneda, proprietário da Down Hard, oficina especializada em suspensões, para tirar do papel o projeto de customização que viria a se tornar o mais sofisticado de seu histórico, até então.

Bem elaborada

A mais complexa das alterações pelas quais o Golf passou é com certeza a suspensão. O bólido já possui um kit de suspensão a ar instalado e este foi melhorado. Thiago trocou os quatro amortecedores existentes por quatro amortecedores reduzidos que, ao mesmo tempo em que proporcionam maior conforto, reduziram ainda mais a altura do carro.

Na frente são usadas duas bolsas gomadas, que suportam mais peso com menor impacto e atrás foram utilizadas duas bolsas cônicas. “Quanto maior a quantidade de ar dentro das bolsas, menor o conforto, por isso optamos pela utilização das bolsas gomadas na frente”, explica Thiago.

Também foi feito todo o mangueiramento do carro, além da personalização do porta-malas, por meio dos serviços da loja W30.

No bagageiro, o fundo e as laterais receberam acabamento em madeira, além de revestimento em carpete, próximo ao original. Na lateral foi feito um acabamento em suede preto e costura formato de diamante.

Tudo isso para abrigar cilindro cromado, bloco com oito solenóides, filtro de linha e canos de cobre, alguns dos importantes componentes do conjunto de suspensão. “Todos os componentes são nacionais”, frisa Thiago.

Protótipo

Como se trata de uma suspensão a ar independente, o painel do veículo recebeu os controles de todo o sistema. E que surge outro diferencial do projeto. Ao contrário de um sistema de gerenciamento convencional, Thiago e Marcelo, juntos, criaram um sistema próprio, desenvolvido à base de sensores, em que os comandos são selecionados por meio de uma tela touch screen. Esse dispositivo permite não apenas o controle de todos os braços da suspensão, mas informa sobre o peso aplicado e algum eventual vazamento. De acordo com Marcelo, o protótipo desenvolvido atende pelo nome de NKR Air Ride.

Nem tão esportivo, nem tão família…

Além da suspensão, a estética é outro ponto forte do projeto, que também priorizou a criação de algo único, fugindo dos clichês mais utilizados no tuning.

A começar pela coloração vivid red cocktail 7, extraída da fabricante japonesa de motocicletas Yamaha. “Eu queria uma cor que não fosse batida, meio fora do padrão nacional e que tivesse alma”, explica Marcelo.

O look europeu é reforçado pela utilização de rodas 17” réplicas da AMG monoblock. Elas são calçadas por pneus Nankang de medidas 185x35x17.

Uma série de acessórios faz do Golf um modelo digno dos Volks europeus, tais como novas entradas de ar dianteiras, spoiller do Golf 2016, faróis de foco duplo e lanternas traseiras Hella, série Magic Colors.

Se o objetivo de Marcelo era criar algo nacional, diferente e que fosse tão bacana quanto o que é feito com modelos Volkswagen lá fora, ele pode repousar sua cabeça no travesseiro tranquilamente, com a satisfação que só aqueles que cumprem o seu dever têm.

Quem fez:

Down Hard. Tel. (11) 99725-2461.

Suspensão

Kit de suspensão a ar

Central de comando NKR Air Ride

Novos amortecedores (gomados e cônicos)

Cilindro cromado

Bloco com oito solenóides

Filtro de linha

Canos de cobre

Parte externa

Rodas réplica AMG monoblock

Pneus Nankang 185x35x17

Faróis de foco duplo

Lanternas traseiras Hella

Novas entradas de ar dianteiras

Spoiller dianteiro do Golf 2016

Related Post

DEIXE UMA RESPOSTA