Nem um grão de poeira ousa tocar a carroceria deste Astra Sedan 2003. Qualidade da customização chama a atenção

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Edgar Klein

As ideias de customizações automotivas nascem das mais variadas formas. Em algumas oportunidades elas são idealizadas antes mesmo da compra do carro, outras nascem quando o carro é comprado, mas neste caso aqui ela nasceu do acaso, pois este Astra Sedan estava ali para ser “o carro da família”.

É o que explica o felicíssimo proprietário desta joia, o Supervisor Administrativo paulistano Antonio Carlos Melicchio, de 47 anos. “Na verdade, ele foi comprado em maio de 2007 e escolhi um sedan com o intuito de servir a família no dia a dia. Mas com o passar do tempo foram sendo feitas mudanças simples e gradativas e acabei comprando outro carro e este Astra passou a ser um carro para uso aos finais de semana. Depois, virou carro para eventos e mais coisas foram surgindo”.

Paixão antiga

“Eu já tinha uma paixão por carros desde pequeno, mas meu pai nunca teve carro”, comenta Antonio. “Assim, junto com um amigo de infância, o João Fraccaroli, lavávamos a Kombi do seu pai e curtíamos as mudanças que seu irmão mais velho fazia nela. O tempo passou e aos 17 anos consegui comprar meu primeiro carro, um VW Fusca branco 77 original, mas logo em seguida comecei a modificá-lo, com bancos mais altos e sistema de som mais potente, uma customização de época. Infelizmente, oito meses depois esse carro foi roubado na porta da faculdade”, lamenta Antonio.

Depois do velho besouro, Antonio teve ainda outro Fusca 77, um 1980, uma Brasília 1979, um Gol 1.8 93 e duas Santanas Quantum, uma 1993 e uma 1997. Mas, a partir do GM Astra Sedan CD 2003, a garagem Volkswagen mudou bastante. “Além do meu Astra Sedan, minha esposa tem um Astra hatch e uma Blazer Executive ano 99”, completa.

O projeto

Quando o Astra Sedan passou a receber as primeiras customizações, a ideia era apenas instalar um som mais potente, rodas maiores e rebaixar a suspensão. Assim, o modelo recebeu rodas BBS LM KRAFTBERG de 18”, calçadas por pneus Delinte 215/35.

O kit de suspensão também é novo e a ar, composto bolsas e amortecedores Surface, central e cilindro Tebão e compressor HKI. “Todo as mangueiras são prensadas e com sensores de altura”, comenta Antonio.

Apesar de manter o tom original (vermelho Evros), o Sedan recebeu um banho de tinta novo em 2014 finalizado com verniz de alta qualidade PPG.

No powertrain foram instalados filtro esportivo com intake em inox, coletor 4×1 em inox, abafador Barewald em inox, cabos de velas vermelhos de 10mm, velas de irído e barra anti-torção.

Som

A sonorização do veículo também foi caprichada. A fonte do sinal escolhida foi um Pioneer SPH-C10 BT e, nas portas dianteiras, os alto-falantes originais foram substituídos por kits 2 vias da Audiophonic. Nas portas traseiras também tem kits 2 vias, mas da marca Bravox.

No porta-malas foram instalados 2 subwoofers Rockford Fosgate de 500 RMS e 2 Mega Capacitores Audiart, tudo isso foi montado em uma caixa em MDF com acabamento em carpete cinza.

Há ainda 2 amplificadores no sistema, um Hurricane Stereo 4.180 e um Banda Ice Mono 2500. Os cabos RCA e fios de ligação do sistema de som são da Stinger e os conectores de bateria são da Technoise.

“O projeto de som tem já tem sete anos e o principal diferencial, para mim, está nos dois subwoofers da Rockford Fosgate, pouco utilizados no Brasil. Além disso, os 2 mega capacitores eram novidades na época e pouco utilizados também. Pouco depois optei pelo kit duas vias dianteiros da Audiophonic para melhorar a qualidade do conjunto”, finaliza Antonio.

Ficha Técnica GM Astra Sedan CD 2003

Quem Fez?

PERFECTION SOM

  • Rua Fernando Pessoa, 139 – Vila Dionísia, São Paulo/SP
  • (11) 3989-1959
  • Instagram: @perfection_som_acessorios

Visual

  • Rodas BBS LM KRAFTBERG de 18”
  • Pneus Delinte 215/35.
  • Suspensão a ar com bolsas e amortecedores Surface, central e cilindro Tebão e compressor HKI
  • Pintura em vermelho Evros e verniz PPG

Mecânica

  • Filtro esportivo
  • Intake em inox
  • Coletor 4×1 em inox
  • Abafador Barewald em inox
  • Cabos de velas vermelhos de 10mm
  • Velas de Irídio
  • Barra anti-torção.

Som

  • Fonte do sinal Pioneer SPH-C10 BT
  • Kit 2 vias Audiophonic (dianteira)
  • Kits 2 vias Bravox (traseira)
  • Dois subwoofers Rockford Fosgate de 500 RMS
  • Dois Mega Capacitores Audiart
  • Amplificador Hurricane Stereo 4.180
  • Amplificador Banda Ice Mono 2500
  • Cabos RCA e fios Stinger
  • Conectores de bateria Technoise

Galeria