Em 2017, a frota brasileira cresceu 1,2% e bateu a marca de 43,4 milhões de unidades de acordo com relatório do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores. Com o número crescente de veículos nas ruas, os motoristas têm passado mais tempo no trânsito e, por consequência, transformam os automóveis em uma segunda casa.
O gerente comercial de aftermarket da Pósitron, Alexandre Jordão, explica que as tecnologias evoluíram o conceito de conforto e adotaram um caráter funcional. “Estamos vivenciando uma realidade de avanços tecnológicos e os carros são precursores nesse contexto. Muito mais que oferecer conforto para o motorista, a indústria automotiva busca desenvolver soluções que agreguem funcionalidade e segurança.
As vendas destes acessórios cresceram expressivamente nos últimos três anos, o que comprova que o aftermarket tem acertado no desenvolvimento de produtos que se conectam com outros dispositivos”, explica.
Jordão enfatiza que as centrais multimídias alteraram o modo com que o motorista se comporta no cockpit. O Mirror Connect, por exemplo, espelha a tela do smartphone na tela da central multimídia, permitindo acesso ao conteúdo do aparelho, como aplicativos de música e de GPS. Recentemente, a companhia lançou três novos modelos: SP8230, SP8530 e SP8730, todos já com a tecnologia de espelhamento compatível com AndroidAuto.
Outro ponto interessante destes aparelhos é a capacidade de agregar outras soluções, tal como entrada para câmera de ré e saída de vídeo para monitor externo. No caso da câmera de ré, o equipamento é bastante útil para manobras de estacionamento e baliza. Outra possibilidade de conexão é o SWC, solução que permite o motorista comandar as funções no volante do veículo, evitando distrações, para realizar as mudanças de estação de rádio com segurança, por exemplo.
“É importante lembrar que as centrais multimídias agregam outras funções que podem ser úteis no dia a dia do motorista e que existem diversos modelos para atender aos diferentes tipos de veículos e perfis de condutores”, finaliza o executivo.