FOX: TUNING ARTESANAL

Texto: Vitor Giglio Fotos: Ricardo Kruppa

Proprietário de Fox encomenda suspensão e teto solar e se encarrega de todas as demais modificações em seu carro

Quando o assunto é tuning e personalização, há gosto para tudo. Existem aqueles que preferem parar o carro em uma loja, determinar o que precisa ser feito e voltar apenas para buscar o veículo.

Há o meio-termo, aqueles que entram com o carro na loja e acompanham todo o serviço, sem desgrudar do carro um dia sequer. Existem também aqueles que gostam de colocar a mão na massa e se encarregam de tudo aquilo que está ao seu alcance.

É deste terceiro grupo de entusiastas do qual o paulistano Danilo Silva Terra, 27 anos, faz parte.

Filho de um mecânico, Danilo cresceu admirando o trabalho do pai e também por este motivo cultivou desde muito cedo uma paixão muito grande por automóveis, preparação e rebaixamento, mais especificamente.

“Passat e Parati são as minhas grandes paixões. Passei a vida vendo meu pai preparando carros, então turbo e carros arrastando no chão são sem dúvida minhas preferências”, confirma o jovem.

Proprietário de um Gol quadrado, Danilo adquiriu este Fox 2007 há dois anos e meio, com o intuito de rodar com ele original, já que o Gol está todo preparado.

“Porém, eu não consegui me controlar e tive que mexer nele também”, brinca.

O Fox de Danilo é uma das versões mais básicas do modelo. Entretanto, na própria oficina do pai, ele tratou de, por conta própria, inserir uma série de novos itens no modelo, deixando-o não apenas mais completo, mas também com fortes traços de exclusividade.

Novos componentes

As rodas são Rallye, de 18”, e encontram-se envoltas por pneus Nankang de medidas 165x35x18. Danilo também agregou ao conjunto visual faróis do Silver Fox, retrovisores com pisca do Novo Fox, lanternas traseiras do Black Fox e aerofólio do Fox Trend.

No interior, destaca-se, além de um novo volante do Voyage G5, um sistema de áudio também inteiramente projetado e instalado pelo rapaz, que tem em um player 2 din Pioneer com tecnologia Mixtrax sua unidade principal.

A Bravox assina todos os falantes do sistema, que começam por um kit duas vias nas portas dianteiras, outro kit duas vias no tampão traseiro e dois subwoofers de 12”e 500 W RMS montados em uma caixa selada acomodada no bagageiro.

Todo o conjunto é amplificado por um módulo Stetsom 1.600 que trabalha com o subwoofer e um Hurricane 1.000, que atua com os demais alto-falantes.

Confiança

Depois de ser o único responsável pela personalização de praticamente 80% do seu Fox, Danilo se deu conta de que precisaria de ajuda de especialistas em dois pontos cruciais. O primeiro, e mais simples, foi a adesão de teto solar.

O segundo, e mais complexo, necessitou dos serviços de Thiago Rabaneda, da Downhard, loja especializada em suspensões. “Desde que eles inauguraram a loja eu só levo os meus carros lá”, frisa Danilo.

“O Danilo é um cara que se dedica a uma busca incansável por veículos rebaixados. Ele já chegou aqui com outros amortecedores, mas nos pediu para encurtar ainda mais e para que pudéssemos aumentar a carga dos mesmos, para aumentar o conforto na condução”, explica Thiago.

E foi com uma nova configuração de molas que a suspensão de rosca foi rebaixada, o que exigiu também um retrabalho na lataria para que a novas diretrizes do conjunto se encaixassem perfeitamente.

“Na última medição oficial foram registrados 1,3 centímetro na dianteira e 1,7 centímetro na traseira, computando a partir dos pontos mais baixos do carro”, conta um feliz e orgulhoso Danilo.

“Em breve vem turbo por aí. A intenção era aspirar, mas o turbo será uma opção bem mais econômica”, brinca.