O sistema funciona com o auxílio de uma câmera sofisticada e voltada para aqueles que têm medo de dirigir no escuro

A Ford Europa anunciou uma tecnologia que permite ao veículo detectar pedestres mesmo em condições de pouca luz e evitar atropelamentos, acionando automaticamente os freios se necessário.

Como parte desse desenvolvimento, a empresa promoveu uma pesquisa para saber o que os motoristas temem ao dirigir à noite. A cegueira noturna ao volante e o receio de atropelar alguém foram as preocupações mais citadas.

Diante desse cenário, a engenharia da Ford busca várias soluções para melhorar a segurança de direção noturna. Uma câmera opera em conjunto com um banco de dados de “formas de pedestres” para distinguir pessoas de objetos como árvores e sinais de trânsito.  Ao identificar o risco de atropelamento de um pedestre, o sistema primeiro dispara avisos sonoros e visuais para o motorista e, se ele não tomar nenhuma ação, aciona os freios automaticamente.

A nova tecnologia é um aprimoramento do sistema autônomo de frenagem com detector de pedestres já oferecido pela Ford em modelos como o Fusion e deve equipar os primeiros carros da marca ainda este ano 

Na pesquisa encomendada pela Ford, feita com milhares de pessoas em todo o continente europeu, 81% dos entrevistados admitiram ter medo de dirigir à noite. Entre as mulheres, o número sobe para 87%. Para mais da metade, a má visão noturna é uma fonte de estresse e mais de um terço temem se envolver em acidentes.

No Brasil, dados coletados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária mostram que, só em 2012, mais de 8.800 pedestres morreram devido a acidentes de trânsito.