Texto: Vitor Giglio
Fotos: Divulgação

Em meados do ano passado a Apple entrou de vez no universo automotivo, a partir do lançamento da tecnologia Car Play, que permite que os iPhones sejam espelhados e manuseados a partir de alguns modelos específicos de centrais multimídia automotivas.

O Google não ficou para trás e, simultaneamente, lançou a sua versão desta tecnologia, denominada Android Auto. Acontece que, desde então, o Android Auto estava disponível apenas em alguns países. Estava! Sua utilização acaba de ser liberada no Brasil e a primeira empresa a possibilitar que isso aconteça no aftermarket é a Pioneer, por intermédio de sua central multimídia AVIC F70TV.

A novidade é capaz de integrar o sistema Android aos automóveis. Basta a multimídia Pioneer e o smartphone compatível com o aplicativo instalado. Com essa tecnologia é possível acessar aplicativos do celular diretamente na tela do multimídia com total segurança e comodidade.

Central multimídia com TV integrada

Com o Android Auto disponível, o AVIC-F70TV oferece um upgrade no que diz respeito à condução aliada ao entretenimento. “Trouxemos o primeiro multimídia com Android Auto no ano passado e estávamos ansiosos por este lançamento no Brasil. Será uma nova experiência para o motorista, que terá à sua disposição uma tecnologia totalmente desenvolvida pensando em sua segurança e comodidade enquanto dirige”, afirma André Ricardo Andrade, gerente de marketing da Pioneer do Brasil.

A central Pioneer é equipada com tela de 7”, TV digital integrada, GPS, controle remoto e operação multi-touch para controlar facilmente a nova interface gráfica inspirada em smartphones. O usuário pode executar músicas e vídeos utilizando CD, DVD, pendrive ou dispositivos conectados via Bluetooth.

Android Auto também nos originais

Aos poucos esta tecnologia vai chegando também a bordo de veículos com configuração original. As primeiras montadoras a apresentarem modelos compatíveis foram a Chevrolet e a Honda. A primeira, no novo Cobalt. Por meio do Android Auto o usuário do  Cobalt tem acesso no multimídia do carro a aplicativos, entre eles o Google Maps, Google Play Music, Spotify, Skype e WhatsApp. Já por meio do CarPlay, o usuário tem acesso a apps como Apple Music, Audible, Stitcher, Podcast, Spotfy e Clamm. Tanto o sistema da Google como o da Apple realizam ainda chamadas telefônicas e de troca de mensagens de texto por comando de voz. Botões de atalho no volante do carro da Chevrolet facilitam toda operação.

Já a Honda traz a tecnologia integrada à central original do novo Accord. A central multimídia de 7” multi touchscreen do Accord 2016 oferece desde seu lançamento a compatibilidade com o Android Auto e, também, com o sistema Apple CarPlay. Essa conectividade permite a operação fácil de aplicativos e funções de smartphones de diversos fabricantes na tela central. Possibilita ainda a reprodução de músicas e o uso de assistentes comandados por voz, como o sistema Google Now, do Google, ou Siri, da Apple. No futuro, a Honda irá oferecer a tecnologia em novos produtos do seu portfólio.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA