Dodge Dart 1976: Menino do Rio

Dodge Dart 76 recebe novo look e upgrades mecânicos: primeira customização de engenheiro carioca é aprovada com louvor

Texto: Vitor Giglio

Fotos: Divulgação

Bruno Carvalho Ramalho é um engenheiro de produção carioca que hoje reside no interior do estado, mais especificamente na cidade de Macaé. Aficionado por veículos de época desde criança, Bruno passou a acompanhar mais de perto este subgênero e, enfim, debutou com um projeto próprio com o Dodge que ilustra esta reportagem.

“Desde pequeno, com meus 12 anos, eu queria ter um carro antigo com motor V8”, revela Bruno.

O engenheiro carioca conta que a busca pelo modelo ideal foi longa e criteriosa, e que não cogitava um Dodge Dart até bater o olho nesse modelo pela primeira vez. “Eu encontrei esse Dodge na internet e foi amor à primeira vista”, admite. O encanto, porém, veio acompanhado de uma dura realidade: os inúmeros problemas a resolver dado o estado de conservação no qual o modelo se encontrava. “Admito que realizar o meu sonho não foi das tarefas mais fáceis. O resultado final me deu muitas alegrias, mas nesse caminho tive bastante dor de cabeça”, admite o engenheiro carioca.

Realidade

Bruno conta que a lataria do carro estava bastante ruim, especialmente na parte do assoalho. A mecânica precisava ser completamente refeita e, além disso, o Dart precisava também de alguns reparos emergenciais, para que pudesse ao menos rodar enquanto fosse restaurado. “Eu tentei arrumar só o necessário no início e assim rodei com ele por três anos, mas depois não deu. Chegou definitivamente a hora de encostá-lo para fazer o serviço completo”, lembra.

Upgrades

Quem vê o Dart desfilando com esse vermelho “alpine” brilhante não imagina o estado em que se encontrava sua coloração branca original. Por fora, o carro ostenta rodas originais de 14”, com calota central do modelo Charger.

Na parte externa, a ideia de Bruno era dar ao Dart 1976 aspectos do modelo 1969 norte-americano. Por este motivo, grades, molduras, capô, frisos e lanternas traseiras foram adaptados do modelo mais antigo.

Dentro do muscle, a ideia era manter ao máximo a originalidade. A exceção é a utilização de cintos de segurança de quatro pontos nos bancos da frente e dos encostos de cabeça, adaptados.

240HP

Apesar de deixar claro que o intuito do projeto era montar um conjunto equilibrado e confortável para passear, sem focar em preparações mais elaboradas, Bruno optou pela manutenção do motor 318 V8 do modelo. Retificado, o propulsor conta agora com o trabalho de pistões originais maiores e novos virabrequim e bielas, também originais.

Novos componentes se somam aos originais, tais como carburador mecânico quadrijet Edelbrock de 600 cfm, coletor de admissão Procomp, kit completo de ignição MSD, radiador de alumínio com ventoinha elétrica e comando de válvulas e tuchos hidráulicos Edelbrock. Esta configuração eleva o muscle para 240 HP. “Futuramente eu ainda pretendo instalar injeção eletrônica e um câmbio de cinco marchas”, afirma Bruno.

A suspensão também foi trabalhada pensando no conforto. As buchas foram trocadas e foi feito arqueamento nos feixes de mola para equalizar a altura. “Ficou parecendo um carro novo, bem macio e seguro. Perfeito para passear, nem que seja uma vez por semana”, garante o proprietário.

Bruno reconhece que o trabalho e os esforços para tornar o projeto realidade foram tantos que agora ele pretende sossegar com o Dart. “Não penso em um segundo projeto, pelo menos não nesse momento. Minha ideia, mais para frente, é adqurir outro veículo, mas já pronto pra rodar. Sem dor de cabeça”.

Quem fez:

Nilton Capoteiro. Tel. (22) 97401-8891

Agamenon City Capotaria. Tel. (21) 2577-3346

Ruy Megamarcas. Tel. (21) 98458-5729

Marcelo Esquina do Sol. Tel. (21) 2580-4810

Oficina do Tuneca. Tel. (21) 99602-9227/ (21) 2293-4486

Antonio Expert Automotivo. Tel. (22) 99864-3807

Adão ElMar131. Tel. (21) 99324-7273

Ficha técnica

  • Dodge Dart 1976

Parte externa

  • Coloração vermelho “alpine”
  • Rodas originais de 14”
  • Acessórios do Dart 1969

Parte interna

  • Cinto de segurança de quatro pontos
  • Novos encostos de cabeça

Mecânica

  • Motor V8 318
  • Pistões, virabrequim e bielas originais
  • Carburador Edelbrock
  • Coletor de admissão Procomp
  • Kit de ignição MSD Radiador de alumínio
You don't have permission to register