No topo de rodas BBS, esta esguia e verde máquina Seat nos mostra até que ponto carros a diesel podem ser descolados
Texto: Nick Turner
Fotos: Chris Wallbank
Tradução: Felipe Cassiaro
Até certo tempo atrás, ter um carro a diesel não era a coisa mais legal do mundo, mas agora, com carros tunáveis, fortes e turbinados e, ouso dizer, com motores eficientes, esses modelos são unânimes entre os customizadores. Um cara que sabe muito bem as vantagens de um carro a diesel é Daryl Southwaite. Dois anos atrás, Daryl escolheu este Seat Leon TDI 2.0 em sua versão padrão.
Inicialmente pertencente a um fazendeiro, o carro tornou-se de Daryl e foi guiado por ele até a casa do novo dono. O Seat já era tudo que Daryl poderia querer de um carro, mas deixá-lo original seria simplesmente um crime! Ele começou por alterar a altura com algumas molas e com um novo jogo de rodas. Isto era para ser tudo, mas acabou sendo apenas o começo, já que estas duas mudanças logo se tornariam parte de uma bola de neve que resultaria em um projeto completo.
Equipar o carro com jogo de rodas BBS LM de 18”, enroladas em firmes pneus Falcon 185/35, foi o ponto da virada. Subitamente, apenas isto não servia mais. Daryl ligou para Ray, da Rayvern, e agendou o veículo para uma reforma completa. Uma vez entregue o carro, Leon aguardou pacientemente para receber rodas apertadas contra seus para-lamas. Algo estava faltando, no entanto. Após muita consideração, o dono resolveu agendar o carro para uma repintura completa com os caras da Body Tech. A tinta verde-kiwi brilhante que agora cobre o carro foi uma escolha radical, mas que realmente valeu a pena. Para quebrar um pouco o verde brilhante, o teto foi pintado em preto, juntamente a detalhes do para-choque e ao logotipo frontal.
Couro de ZEBRA!
De alguma maneira, Daryl conseguiu pôr as mãos em couro de zebra. Eu não sabia que zebras vinham em verde também! As peles serviram para decorar as colunas e o espelho retrovisor. A atenção fora dada, em seguida, a um tipo mais convencional de acabamento para o interior, ao cobrir os assentos e as maçanetas com o mais fino couro preto de vaca. Dupla costura verde corre pelo couro e dá um ar VIP que confronta a maluquice oferecida pela zebra. Com o departamento do estilo eliminado, era hora de espremer mais do carro em si.
Uma das principais razões pela qual Daryl escolheu o Leon foi o número de milhas que ele viaja e a excelente relação de consumo que se faz com um carro diesel. Isto não significava, porém, que ele não poderia acrescentar um pouquinho de emoção! Após receber um filtro esportivo melhor e um sistema de escape reto BTCC, o carro foi levado aos mapeadores locais da Falcon Performance.
Os caras da Falcon fizeram uma leitura da ECU do Leon e ajustaram os parâmetros para que a potência escalasse para respeitáveis 180bhp, com torque mais que suficiente. O melhor de tudo, no entanto, é o consumo também melhorado, dando a Daryl o melhor de dois mundos. Por se tratar de um carro para o dia-adia, o áudio também não foi esquecido.
Na frente, foram utilizados falantes VIBE, ligados a amplificador de 1.200 Watts. Uma unidade central de DVD foi instalada e, no porta-malas, a decoração não deixa a desejar, abrigando comodamente o sub de 800 Watts. Tudo para tornar a diversão ainda maior! Daryl terminou de construir seu orgulho diesel e provou que, em um mundo de custos cada vez mais elevados, você ainda pode detonar por aí em um carro diariamente, tendo potência decente, sem precisar comprar ações da Shell, garantindo toda diversão possível à sua rotina diária.