Segundo levantamento da KBB Brasil, Chevrolet Onix Activ desvaloriza em 5,01%, enquanto a versão LTZ ocupa o último lugar do estudo, com 8,48% em queda de preço
O Chevrolet Onix é um dos modelos de maior sucesso da história da marca da gravata em nosso País e foi vencedor de prêmios como o melhor valor de revenda.
Com o objetivo de continuar ajudando os consumidores a realizarem uma compra consciente, a KBB Brasil, referência em precificação de automóveis novos e usados, usou o Onix como protagonista para descobrir qual é a diferença entre as taxas de desvalorização, após um ano de uso, de suas versões, comparando com os dois períodos da primeira geração: antes e depois do facelift da linha 2017 do modelo.
Levando em consideração os preços dos carros em setembro de 2019, o levantamento mostra que, na geração anterior do modelo, o Onix Joy se comporta como o carro de entrada, as versões LT e LTZ como os segmentos intermediários e o Activ se posiciona como o topo de linha. Coincidentemente, ou não, os automóveis que menos e que mais desvalorizam pertencem a essa última leva do Chevrolet Onix.
Nota-se que o Chevrolet Onix Activ 1.4 8v flex automático apresenta a menor taxa da análise com 5,1%, enquanto o modelo LT 1.4 8V flex mecânico da primeira geração perde 6,27%. O inverso acontece com os veículos mais desvalorizados, uma vez que o Chevrolet Onix LT 1.0 8V flex mecânico, do primeiro momento no Brasil, cai 8,18% em preço. Já o Onix LTZ 1.4 8V flex mecânico perde 8,48% em preço no período.
Confira abaixo a relação completa com as desvalorizações das versões do Chevrolet Onix antes e depois do facelift da linha 2017:
CHEVROLET ONIX – 2017 A 2019 | |||
Período | Marca/Modelo | Valor (Ago/2019) | Taxa deDesvalorização |
2017 a 2019 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P ACTIV 1.4 8V FLEX 4×2 Automático | R$ 60.846 | -5,01% |
2017 a 2019 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.0 8V FLEX 4×2 Mecânico | R$ 43.555 | -5,07% |
2017 a 2019 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LTZ 1.4 8V FLEX 4×2 Mecânico | R$ 48.234 | -5,31% |
2017 a 2019 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.4 8V FLEX 4×2 Mecânico | R$ 53.418 | -8,33% |
2017 a 2019 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LTZ 1.4 8V FLEX 4×2 Mecânico | R$ 40.846 | -8,48% |
CHEVROLET ONIX – 2013 A 2016 | |||
Período | Marca/Modelo | Valor (Ago/2019) | Taxa deDesvalorização |
2013 a 2016 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.4 8V FLEX 4×2 Mecânico | R$ 39.171 | -6,27% |
2013 a 2016 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LS 1.0 8V FLEX 4×2 Mecânico | R$ 33.411 | -6,32% |
2013 a 2016 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P JOY 1.0 8V FLEX 4×2 Mecânico | R$ 44.900 | -6,64% |
2013 a 2016 | CHEVROLET ONIX Hatchback 4P LT 1.0 8V FLEX 4×2 Mecânico | R$ 36.612 | -8,18% |
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.
A KBB utiliza tecnologias de análise de dados e Big Data para produzir os levantamentos de precificação e desvalorização de veículos novos e usados. Os valores aqui presentes são gerados por meio de um complexo algoritmo, que analisa diversos fatores de comportamento do mercado automotivo brasileiro, além de seguir uma rígida análise de especialistas. A empresa atua com o propósito de conscientizar os consumidores na compra e venda de carros a partir da determinação de preços justos.