Texto: Ademir Pernias
Fotos: Divulgação

Depois de VW Jetta e Hyundai Azera, chegou a vez do popular Celta, da Chevrolet. Nesta edição, Car Stereo traz um bate-bola com Jhonathan Simionato, 28 anos, de Curitiba (PR). Ele, que é analista de sistemas, empresário e professor de dança, está à frente do CeltaClube desde 2013. “Tive dois Celtas, um 2010 até 2014 e um de 2014 até 2015. Hoje possuo um Astra”, conta. Saiba mais sobre o CeltaClube na entrevista a seguir:

Car Stereo: Como surgiu o CeltaClube?

Jhonathan Simionato: O CeltaClube foi criado em 2002, por Gustavo Frederico de Carvalho, com o intuito de mostrar fotos do seu Celta e dos carros de alguns amigos.

CS: Qual é a finalidade de um clube automotivo de determinada marca ou modelo de carro?

JS: Todos os clubes têm a mesma paixão, os automóveis, independentemente de marca ou modelo. Os clubes unem as pessoas que compartilham esta paixão usando o carro que cada um possui em sua garagem.

CS: Quantos membros ativos possui o CeltaClube?

JS: Hoje temos 86.921 membros cadastrados e ativos em nosso fórum, sem contar os membros que nos acompanham somente no Facebook, que são mais de 47 mil curtidores.

CS: Quais atividades são normalmente realizadas pelo CeltaClube?

JS: Realizamos encontros semanais, quinzenais e mensais, dependendo da regional. Como estamos presentes em todos os Estados, e também no Uruguai, as agendas são definidas conforme a disponibilidade e a distância que os membros têm de percorrer para chegar ao encontro. Participamos de vários eventos automotivos de grande expressão, como Stock Car, Festival de Arrancada, Extreme Show, Meca, Salões do Automóvel e outros. Devido à grande área coberta pelo clube promovemos encontros interestaduais para que os membros consigam interagir uns com os outros, além da via virtual. Todos os Estados realizam ações sociais regulares, além das datas comemorativas e também humanitárias, em casos de extrema necessidade, como tragédias naturais. Exemplifico com os terremotos no Haiti em 2010, quando fizemos uma mobilização nacional para envio de mantimentos pela Cruz Vermelha e arrecadamos toneladas de alimentos, água, roupas e outros. Também atendemos aos temporais de 2011 no Rio de Janeiro, que atingiram alguns membros do clube.

CS: Normalmente onde acontecem os encontros?

JS: Cada regional tem um local para fazer seus encontros. Nossa recomendação é que o coordenador da área busque sempre concessionárias Chevrolet, estacionamentos de shoppings, supermercados ou equivalentes. Temos preferência por lugares particulares devido à segurança, já que muitos membros investem pesado em seus veículos e é muito arriscado agrupar 30 ou 40 carros em locais abertos e sem segurança.

CS: Para participar do CeltaClube é preciso ser ou já ter siso dono de um?

JS: Não. Nosso clube aceita qualquer pessoa que cumpra as regras de conduta, inclusive alguns dos melhores amigos e administradores do CeltaClube sequer possuíam carro.

CS: O CeltaClube possui relação com outros clubes de outras cidades e regiões?

JS: Sim, além das próprias regionais manterem contato constante, temos contato com vários clubes de todo o país. Citando os clubes nacionais temos o CorsaClube, PrismaClube, ClubePalio, Clube do GM, Chevetteiros e tantos outros.

CS: O CeltaClube apenas oferece atividades de lazer, ou existe algum benefício, como descontos em lojas e oficinas, por exemplo, para quem é membro?

JS: Temos alguns patrocinadores nacionais e locais que sempre oferecem descontos e brindes para qualquer membro do CeltaClube. Nossas atividades recreativas são variadas e dependem muito da regional que está organizando, temos passeios por pontos turísticos, churrascos, viagens para litoral, campeonatos de som e rebaixados, além de firmar parceria com organizadores de eventos como Força Livre, 101% Eventos, SPT, Extreme, Motorshow e outros, que nos cedem lugares para exposição de nossos carros.

CS: Os membros devem pagar algum tipo de contribuição?

JS: Não cobramos nenhuma taxa regular de nossos membros, toda a informação adquirida e disponibilizada em nossos domínios foi fornecida por membros ou resultado da pesquisa realizada por eles. Por isso seria injusto cobrar deles mesmos o acesso a todas essas informações. Toda nossa receita vem de patrocinadores, venda de produtos com a marca CeltaClube e temos um sistema de doação, no qual cada membro pode fazer uma doação de qualquer valor para auxílio na manutenção do site e fórum. Para aqueles que fazem uma doação mínima de R$ 15,00 temos algumas vantagens, como reconhecimento de sócio colaborador, participação de sorteios especiais e acesso a áreas vip do fórum que contém material exclusivo sobre diversos assuntos.

CS: O CeltaClube realiza atividade com entusiastas de outros modelos da mesma montadora?

JS: Sim, como somos o único clube oficial relacionado ao Celta, reconhecido pela própria Chevrolet, temos contato muito próximo com todos os clubes oficiais. Mas não paramos aí, temos contato com várias equipes e clubes de outras marcas pelo Brasil inteiro. Com eles participamos e realizamos diversos encontros para realizar a integração dos membros. Sempre que possível os convidamos para participar de nossas atividades.

CS: O Clube possui website próprio ou página oficial no Facebook para que pessoas de fora possam conhecer e acompanhar as atividades de vocês?

JS: Temos uma estrutura na web muito bem estruturada com muito material sobre o Celta desde seu lançamento. No www.celtaclube.com.br os interessados vão encontrar todas estas informações, e para um contato mais dinâmico temos a página CeltaClube no Facebook.

CS: É comum haver mais de um clube da mesma marca ou modelo na mesma cidade ou região?

JS: Atualmente é um pouco mais difícil, devido à facilidade de encontrar informações sobre um clube na internet e a dificuldade que os clubes não oficiais enfrentam para manter algum tipo de estrutura a grande maioria das pessoas acaba chegando aos clubes oficiais. Porém ainda existem alguns locais que tem mais de um clube da mesma marca ou modelo.

CS: Sabe quantos clubes do Celta haveria espalhados pelo país? Há troca de informações entre eles?

JS: Difícil dizer exatamente quantos, temos conhecimento de pelo menos três que ainda estão ativos, porém todos limitados a alguma cidade ou estado, nenhum tem abrangência interestadual. Alguma troca de informação sempre existe, pois temos membros que frequentam ambos os clubes, de nossa parte sempre buscamos parceria com todos, porém nem sempre conseguimos estabelecer uma conexão com eles.

CS: Quais são, em sua opinião, as principais qualidade do modelo da GM?

JS: O conforto, que num carro de entrada normalmente deixa a desejar, potência, consumo de combustível, design e pouca necessidade de manutenção. Mantendo as revisões em dia é um carro que não incomoda em nada. Os dois Celtas que tive acelerei muito no Autódromo Internacional de Curitiba, tanto nas arrancadas amadoras quanto nos TrackDays, além de arrancadas na terra. Também nunca tive problemas em viagens longas.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA