Texto: Giovanne Formis Foto: Divulgação

Modelos A4 e Q7 já contam com tecnologia 4G que se comunica com a engenharia de tráfego 

Saber quando um semáforo mudará de vermelho para verde possibilita que a condução se torne mais eficiente. Você já deve ter pensado em evitar as multas, ok, vamos perdoá-lo. A Audi está cooperando com diversas cidades na América do Norte a fim de atualizar a infraestrutura para o recebimento da tecnologia V2I, já com a primeira função do componente que se chama ‘Tempo para Verde’.

Como primeiro passo, todos os modelos A4 e Q7 equipados com o Audi Connect terão essa função a bordo. Nos EUA, os centros de gestão do tráfego municipais irão comunicar os dados de luzes de tráfego para a parceira do projeto, a Traffic Technology Services (TTS).  Os dados são preparados e enviados em tempo real para o computador de bordo dos veículos por meio de uma conexão rápida com a internet, como 4G/LTE.

Com isso, os motoristas podem ver se alcançarão a próxima luz verde viajando dentro do limite permitido de velocidade. Caso não seja possível, uma contagem regressiva do tempo restante até a próxima fase verde é fornecida e os motoristas podem tirar o pé do acelerador no momento certo.

A Audi também pretende introduzir a tecnologia na Europa. Só em Berlim, cerca de 700 semáforos no centro da cidade foram conectados ao serviço. A propagação crescente da tecnologia ajudará os planejadores de tráfego das cidades a entender as causas de lentidões e a aperfeiçoar as fases dos semáforos.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA