Loja paulistana desenvolve caixa amplificada para modelo Mitsubishi que promove uma melhora de até 80% em cima do sistema original

Quem já teve a oportunidade de andar em um Mitsubishi ASX deve concordar que a marca dos três diamantes, além de desempenho, também entende, e muito, de conforto e sofisticação. Entretanto, nem mesmo todos os opcionais disponíveis estavam satisfazendo a própria montadora. Por este motivo, a engenheira da marca procurou a loja especializada em sonorização automotiva S9 Customs, de São Paulo (SP), com uma proposta daquelas difíceis de recusar.

A Mitsubishi queria que a loja desenvolvesse uma caixa acústica pronta (já com alto-falante e amplificada), no estilo plug & play, a fim de incluir este produto diretamente em sua linha de fábrica localizada em Catalão (GO).

As exigências eram poucas, mas significativas para a construção da caixa: ela não poderia ocupar todo o espaço do porta-malas, não poderia modificar de maneira alguma a estrutura do local e seus componentes não deveriam ficar visíveis, de maneira que não interferissem no design original do SUV.

Missão dada, missão cumprida!

Utilizando plugs originais e após inúmeros testes de consumo e desempenho, a S9 entregou o produto conforme o encomendado. “A gente criou uma caixa em polietileno, nos moldes solicitados, com chicotes na medida certa, sem que nada precisasse ser mudado ou cortado para sua utilização”, conta Flávio Souza, da S9, um dos responsáveis pelo projeto, ao lado de Cristian Figueiredo.

Acontece que quando o “kit de qualidade de áudio” estava pronto para ser inserido nos modelos em linha, a crise econômica atingiu em cheio as montadoras no Brasil e a Mitsubishi optou por, momentaneamente, não utilizá-lo na linha de produção. Desta maneira, o destino temporário do produto foi então na lista de itens opcionais nas concessionárias da marca.

Quem ouve, pensa…

De acordo com Flávio, a primeira impressão de quem ouve o sistema é a certeza da existência de um subwoofer de 12” jorrando graves. Ledo engano! A proeza é, de fato, responsabilidade de um subwoofer de 8” e 180 W RMS.

O alto-falante possui suspensão de borracha, tem gap de bobina reduzido, cone de polipropileno e é ventilado. Para amplificá-lo é utilizado um dos três canais de um amplificador classe D, sendo que os dois outros servem aos alto-falantes dianteiros do SUV.

Um processador 3322, utilizado em sonorização hi-fi ambiente, também faz parte do conjunto. “O processamento é rápido e o agudo melhora demais”, explica Flávio.

Clean

Outra demanda atendida foi o das limitações de peso e espaço. A caixa, junto com todos os aparelhos, pesa menos de 10,5 quilos. Além disso, a caixa foi modelada de maneira que fosse capaz de esconder todos os componentes e ocupa o espaço do isopor que existe sob o estepe. Ou seja, não requer nenhuma adaptação, pois foi feita sob medida para o local.

Entre outros diferenciais do projeto estão o fato de que a caixa é compatível não apenas com os players originais do ASX (que são da Clarion), mas com qualquer unidade principal que o proprietário resolva utilizar e também o baixo índice de consumo – cerca de 12A quando o sistema está trabalhando no pico.

“O conjunto como um todo muda demais a qualidade em relação ao original. Mesmo com falantes internos e tweeters originais o ganho de qualidade é gigantesco, algo em torno de 80%”, finaliza Flávio.

Vale salientar que todos os componentes da caixa da S9 foram desenvolvidos exclusivamente para esta utilização e, portanto, não podem ser encontrados separadamente no mercado.

Além das concessionárias, os proprietários do ASX podem buscar o produto diretamente na S9 também. Graças ao conceito plug & play, um instalador habilitado sozinho é capaz de instalar a caixa em apenas trinta minutos.

Quem fez:

S9 Customs. Tel. (11) 94082-8204/ (11) 5044-7440.

DEIXE UMA RESPOSTA