BorgWarner fornece soluções veiculares limpas para todo tipo de sistemas de propulsão

DCIM100MEDIADJI_0092.JPG

Líder global em tecnologias limpas e ecoeficientes, a BorgWarner fornece soluções para melhorar o desempenho e a eficiência de todos os sistemas de propulsão, desde combustão até veículos híbridos e elétricos. Seja qual for a necessidade, a empresa oferece um amplo portfólio de produtos para ajudar as montadoras a atender aos mais rigorosos padrões globais de emissões e economia de combustível.

Veículos a combustão

Como a demanda por veículos a combustão interna continua desempenhando um papel importante na mobilidade, a BorgWarner enfrenta um dos maiores desafios encarados pela indústria automotiva: torná-los eficientes e limpos.

“Em 10 anos, esperamos que o uso global de turbocompressores em veículos de combustão suba de 43% em 2017 para 59% em 2027, enquanto a adoção de sistemas de comando de válvulas variável (VCT) aumentará de 65% para 72%. Isso ressalta a importância de continuar a desenvolver tecnologias mais eficientes, mesmo para o mercado de veículos de combustão interna”, diz Scott Gallett, vice-presidente de Marketing, Relações Públicas, Comunicações e Assuntos Governamentais.

Segundo pesquisas da BorgWarner, os sistemas de recirculação de gases de escape (EGR) devem crescer 42% até 2027, e os sistemas Start/Stop devem ser usados em 65% dos veículos a combustão em 2027, em comparação com os 42% em 2017.

“Com nossa profunda experiência no desenvolvimento e produção desses produtos, estamos prontos para atender às demandas do mercado brasileiro. Nossa fábrica em Itatiba, por exemplo, foi responsável por entregar o primeiro turbocompressor flex para veículos de 3 cilindros no Brasil e estrear a produção de sistemas VCT no país para montadoras daqui e do México”, afirma Vitor Maiellaro, gerente-geral da BorgWarner Brasil. “Nosso negócio de Sistemas PowerDrive, localizado em Brusque, no estado de Santa Catarina, também iniciou o primeiro projeto para produzir um sistema Start/Stop made in Brazil.”

Veículos híbridos

A demanda por hibridização também está se fortalecendo. O portfólio de produtos da BorgWarner abrange praticamente todas as áreas desses sistemas de propulsão, incluindo motores elétricos, módulos de transmissão híbridos, eletrônica de potência e gerenciamento térmico, ajudando a reduzir significativamente as emissões.

No Brasil, as soluções híbridas ganham força e se tornam atraentes quando combinadas com um motor a etanol para melhorar a eficiência como um todo. A BorgWarner oferece vários sistemas híbridos de propulsão, do tipo P1 (onde a máquina elétrica é conectada diretamente ao motor de combustão interna) aos híbridos P4 (nos quais os motores a combustão e elétricos atuam em eixos diferentes).

 “A solução de módulo híbrido P2 da BorgWarner permite que as montadoras ofereçam veículos híbridos usando sua arquitetura atual de motores com pequenas mudanças”, destaca Gallett. “No segmento híbrido, esperamos que a aplicação dos turbocompressores salte de 20% em 2017 para 67% em 2027. Prevê-se que os sistemas de VCT em veículos híbridos cresçam de 63% para 70%, enquanto projetamos que a tecnologia de dupla embreagem em veículos híbridos aumente de 15% para 36% no mesmo período.”

Veículos elétricos

A BorgWarner também oferece soluções de propulsão para veículos elétricos, um mercado que está crescendo em todo o mundo e no Brasil. Os produtos da empresa incluem módulos completos de acionamento elétrico, motores elétricos, transmissões, eletrônica de potência, aquecedores de bateria e aquecedores de cabine. A BorgWarner prevê crescimento global indo de 900 mil veículos elétricos produzidos em 2017 para 5,6 milhões em 2023.

 “Com diferentes necessidades em diferentes mercados, a BorgWarner oferece um amplo portfólio de tecnologias, abrangendo sistemas de propulsão de combustão, híbridos e elétricos. Temos a experiência e a capacidade para fabricar e fornecer esses produtos a clientes em todo o mundo”, completa Gallett.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here