Customização minimalista e sistema de áudio com qualidade e reforço nos graves dão upgrade em sedã alemão

Algumas marcas de automóveis são praticamente sinônimo de qualidade. Ao longo dos anos, desenvolveram modelos que acumularam méritos que hoje os colocam como objeto de desejo para a maioria dos consumidores. A marca alemã BMW é, certamente, uma delas. E o sedã 320i é um desses modelos bem-sucedidos. Se não perfeitos, beiram a perfeição, seja em design, seja em desempenho, ou tecnologia embarcada.

Mas ocorre que é da natureza humana sempre querer mais, mesmo que seja só um pouco a mais. Este é o mote da customização deste exemplar 2014 do 320i pertencente ao comerciante paulistano Robson Yudi Yoshigawa, de 31 anos. Yudi já apareceu em outra edição de Car Stereo, com um VW Jetta, e agora retorna com sua mais nova aquisição. E ele confirma que nada é tão bom que não possa melhorar. “Fiz pequenas intervenções na parte externa que, no conjunto, fazem toda a diferença”, explica.

Vamos conferir.  As rodas originais cederam espaço para modelos de 20”, do BMW M5. Teto e grade foram pintados de preto e, segundo Yudi, resultaram em um visual mais “dark” ao sedã, como era seu desejo. Um kit de fibra de carbono, com o emblema da montadora alemã, foi distribuído por várias partes da carroceria, como grade e cubos das rodas. Até o volante mereceu uma peça dessas. Parece pouco, mas é o bastante para, segundo Yudi, destacar seu 320 da “multidão” de BMW que circula pelas ruas e estradas brasileiras.

Se você acha que Yudi foi parcimonioso na personalização externa do seu carro, espere só para conhecer a cereja do bolo. Adepto de sistemas de som voltados para a alta-fidelidade na reprodução de suas músicas preferidas, cujos gêneros trafegam do eletrônico ao sertanejo, Yudi não poderia se contentar com pouco. E aí entregou a tarefa a um dos mais conhecidos e renomados profissionais do som automotivo de São Paulo. “Deixei a cargo do Butu”, resume Yudi.

Para quem não sabe, ou não se lembra, Butu é o apelido de José Antonio Ramos Cadima, que há 21 anos comanda a Thoka, loja referência em som de qualidade da zona norte de São Paulo. “O Yudi chegou com o carro e pediu um som forte, com ênfase nos graves, e de preferência monomarca”, conta Butu. Recaiu sobre a MB Quart a escolha dos alto-falantes e amplificadores do sistema de áudio do 320.

É muito grave!

A central multimídia original do veículo recebeu interface de desbloqueio da Faaftech, dedicada ao BMW, receptor de TV Digital, mirror link e câmera de ré da mesma marca. O estéreo é responsabilidade de um kit 3 vias da MB Quart. E aqui vai uma curiosidade: a BMW oferece, sob os bancos da frente, caixas para a instalação de alto-falantes. Com isso, os midbass de 7” foram para esses compartimentos e, nas portas, foram acomodado os médios de 3,5”. Os tweeters de 1,5” foram alocados na coluna da porta, em espaço especialmente retrabalhado por Butu. Nas portas traseiras, um par de coaxiais de 5”, ligados diretamente à central, dão conta de ampliar o volume para os ocupantes do banco traseiro.

Algumas partes do veículo, como porta-malas, tampão e portas, receberam tratamento acústico com manta Silent Coat. Segundo Butu, apenas os graves do kit 3 vias já seriam suficientes para atender à demanda de alguns consumidores em matéria de baixas frequências. Mas Yudi queria mais!

No porta-malas, o projeto da Thoka previu a fonte de graves do sistema. Uma caixa acústica dutada com 52 litros, com os dutos voltados para a parte superior da caixa, abrigam dois subwoofers Reference de 10”, da MB Quart. O interior da caixa, alocada na parede posterior do porta-malas, foi pintado de branco e é iluminado por uma fita de LED’s. Na lateral, longa da visão, está instalado um amplificador estéreo da MB Quart. O aparelho tem dois canais alimentando os midbass de 7” e dois canais ligados nos médios e nos tweeters.

No assoalho do porta-malas, um rack com tampa de acrílico abriga o amplificador MB Quart mono, dedicado aos subs, e um capacitor DB Link 2 Farad, para segurar a amperagem do sistema nos picos de graves. Um conversor de áudio Eatech e fiação Ophera e Monster Cable completam a lista de produtos utilizados no sistema.

Se você acha que o 320 de Yudi tem uma customização, digamos, minimalista, torça para encontrar com ele em alguma balada e peça para ouvir um sonzinho. Aí você vai concordar comigo que ele já não é mais um na multidão.

Quem fez:

Thoka. Tel.  (11) 3807-9889

www.thoka.com.br

Som e multimídia

Conversor de áudio Eatech

Kit 3 vias MB Quart QM 200.3

Coaxial 5” MB Quart RKM 113

Amplificador MB Quart estéreo OA-600.4

Amplificador MB Quart mono OA- 750.

Dois subwoofers MB Quart WM 254

Capacitor DB Link 2 Farad

Cabos Ophera e Monster Cable

Interface de desbloqueio Faaftech mod FT-BM-12

Receptor de TV Digital Faaftech

Espelhamento Faaftech

Câmera de Ré Faaftech

Manta Acustica Silent Coat

Customização

Rodas de 20” do BMW M5

Kit de emblemas de fibra de carbono

DEIXE UMA RESPOSTA