Texto: Ademir Pernias
Fotos: Luís Franco

Impecável. Esta palavra define, na avaliação de Rodnilson Ferreira da Silva, de 37 anos, dono do Audi A3 que ilustra esta página, o estado geral do veículo, descoberto por ele em uma busca na internet em Foz do Iguaçu (PR). “O carro, ano 2002, estava praticamente abandonado, com a lataria e mecânica muito conservadas e o dono tinha até a nota fiscal”, conta Rodnilson, que também é o proprietário da loja Quality Som Acustic Design, de Tupã, distante cerca de 400 km da capital paulista. Ele conta que foi até lá e arrematou o carro sem pensar duas vezes. “Paguei baratinho”, brinca. “Só precisei trocar o estofamento”, conta. Em compensação, para deixar o carro como você vê nesta reportagem, Rodnilson teve de desembolsar praticamente o mesmo valor pago por ele.

O A3 1.8T, com 180 cv em sua configuração original, passou a ostentar 210 cavalinhos sob o capô a partir de uma preparação levada a cabo por Rodnilson. O motor teve a injeção eletrônica reprogramada por meio de um chip Nascar e ganhou filtro K&N Intake. Ainda sob o capô, a equipe da loja providenciou uma tampa de acrílico para a bateria XS Power e disjuntores, para garantir a segurança do sistema de som.

O facelift externo do Audi ficou completo com xénon e LED’s nos faróis, que possui lavador no para-choque. Os retrovisores, importados, são idênticos aos do Lamborghini Diablo. As redondas originais foram substituídas por modelos gigantes, de 22” e tala 7,5”, modelos Status Funny, calçadas com pneus 235/30/22.

Expertise

Em seu interior, o A3 teve as colunas refeitas para abrigar os instrumentos da marca Auto Gauge, como conta-giros, voltímetro, hallmeter, vacuômetro, amperímetro e manômetro de óleo. Outros dois relógios, marcador de combustível e manômetro do turbo, foram alojados no console, que ganhou suporte para smartphone.

O projeto de áudio, feito nos padrões de carros de competição por Rodnilson e pelo instalador Rafael Morábito, é comandado por um DVD Clarion de 1 din, com tela motorizada, importado dos Estados Unidos, equipado com GPS. Sob ele, botões do tipo caça comandam o funcionamento de itens como iluminação e coolers.

Para a reprodução do som estéreo, Rodnilson lançou mão de um kit 3 vias Focal modelo K2 Power, com os alto-falantes divididos entre as portas e as colunas. As portas traseiras também receberam kits 2 vias da marca francesa Focal. As pedaleiras são da Shutt e os divisores de frequência dos kits estão abrigados em caixas tipo pezinhos. Sob o porta-luvas, que guarda um “mostruário” do cabeamento do sistema, foi fixado um extintor de incêndio customizado. Todo o compartimento é iluminado por LED’s azuis. Entre os bancos traseiros está o galão de óxido nitroso e uma caixa de ferramentas.

Padrão competição

No porta-malas do hatch está concentrada a maior parte dos equipamentos do sistema de som do A3. No assoalho, em uma caixa acústica selada de 100 litros, toca um subwoofer JL Audio de 13”. A caixa ocupa o lugar originalmente destinado ao estepe, que neste projeto ficou de fora. Três barras de proteção cromadas protegem o cone do sub de possíveis avarias. Na lateral esquerda, três megacapacitores Pyle 1.2 Farad atendem às necessidades nos picos de graves, além de dois porta-fusíveis. Na lateral oposta, dois equalizadores EQT Audio Control e um Epicenter Audio Control fazem a equalização de todo o sistema.

Na parede atrás dos bancos traseiros foi alocado um amplificador MTX Xtant TE 1.500, que alimenta o sub, cuja refrigeração é feita por quatro coolers. O estéreo é servido por outros dois módulos MTX de 4 canais TE 404. Completam o sistema dois monitores de 7” Clarion nos encostos de bancos e um monitor de 26” na tampa do porta-malas.

“Estamos muito longe da capital e fica mais difícil para conseguirmos material para montar esses carros hoje”, conta Rodnilson. “Este é o quatro carro que emplacamos na revista e já fiz um quadro de vidro com as três matérias já publicadas na Car Stereo”, diz. Pois é Rodnilson, pode preparar mais um espaço na parede da sua loja!

Quem fez:

Quality Som Acustic Design.

Tel.(14) 3496-1556.

Ficha Técnica

Audi A3 1.8T 2002

SOM

DVD player Clarion VXR785BT com GPS

Dois equalizadores EQT Audio Control

Um Audio Control Epicenter

Duas telas Clarion de 7”

Um monitor de 26”

Subwoofer JL Audio 13W7

Amplificador Xtant MTX TE1501D

Dois amplificadores Xtant MTX TE 404 4 canais

Kit 3 vias Focal

Kit 2 vias Focal

Customização e preparação

Rodas Status Funny de 22” com pneus 235/30/22

Kit K&N Intake

Chip Nascar

Pedaleiras Shutt

Instrumentos Auto Gauge

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA