Com visual exclusivo e mecânica com preparação absurda, Golf GTI MK7 vira carro de exposição

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Edgar Klein

Apresentado ao mundo pela primeira vez em 1976, o Golf GTi é, provavelmente, um dos carros mais divertidos de se pilotar com uma tração dianteira. Ele até tem alguns concorrentes fortes no mercado, como o Honda Civic Si, mas o hatch alemão é, com certeza, mais emblemático e com história mais marcante.

Em todas as suas gerações o Golf teve uma versão GTI de respeito, inclusive na atual denominada MK7, modelo que apresentamos nesta matéria. O feliz proprietário é o advogado paulista João Guilherme Navajas Beranger, de 27 anos.

Apaixonado por carros desde a infância, quando colecionava “Hot Wheels” e miniaturas 1:18, cresceu e “fez carreira” na linha Volkswagen. “[já tive] um Polo 9N3 Sportline e um Golf MK4.5 Limited Edition. Atualmente possuo o MK7 GTI (o ‘GIGI’) e um VW Novo Polo, para usar no dia a dia”, explica João.

Upgrade visual

João comprou o seu GTI zero quilômetro, faturado no último dia de janeiro de 2014. Mas o modelo adquirido não foi o topo de linha: “O modelo é importado da Alemanha e queria que viesse com os bancos em tecido Interlagos e com o teto solar, que era o que me atendia e que cabia no meu orçamento”, acrescenta João.

Mas um item era considerado o calcanhar-de-Aquiles por João: “Os faróis halógenos sempre me incomodaram, pois chamava a atenção pelo fato de não acompanhar o layout da grade e dar uma “cara de Fox” ao GTI”, conta.

Neste aspecto, a OSRAM, fabricante especializada no desenvolvimento de itens para sistema de iluminação automotivo, resolveu o problema. “A OSRAM está com uma novidade no mercado de aftermarket, lançando farol completo para retrofit nos veículos equipados com faróis halógenos. O farol lançado na Automec 2019 é Full LED, DRL e seta dinâmica, com toda tecnologia e confiança da marca alemã. Por intermédio do pessoal da “The Underground”, evento multimarcas realizado em Sorocaba/SP (em especial o grande amigo Márcio), realizamos uma parceria com a fabricante e expus o meu carro com os novos faróis no estande da marca na Automec. Acabei ficando com eles como uma agradecimento por ceder o meu carro para a marca”, detalha João.

Como um GTI digno de exposição, o modelo, que é originalmente branco (Pure White), foi envelopado em branco fosco e com esquema de cores e logo da OSRAM. Além disso, há outros upgrades na suspensão e no conjunto rodas/pneus: “A suspensão foi modificada e agora o carro está com uma Coilover H&R com sistema à rosca. Já as rodas são de 19” HRE S-101 Forjadas 3-Peças com tala 9”, na dianteira e 10”, na traseira. Os pneus são os Delinte Thunder D7 215/35R19”.

Complementam a parte estética do carro o volante em fibra de carbono e Alcantara, manopla de câmbio BFI em Alcantara, e remoção do limpador traseiro, deixando a traseira do carro com visual mais limpo.

Anda demais

Com a “base” em mãos, João tinha a intenção de preparar o já potente EA888 turbinado de 220 cv a 4.500 rpm e 35,7 kgfm a 1.500 rpm. E ele foi fundo neste aspecto: “Assim como todo projeto dos amigos da INP GARAGE, não tem como deixar a preparação de lado. O lema da oficina é “Built, not bought” (Construído não comprado) ”, conta João.

Assim, a lista de modificações é extensa e deixou o GTI com, “apenas”, 360 cv na roda:

  • Turbina is38 (turbina que equipa o Golf R fora do país e o Audi S3, no Brasil);
  • Escapamento Akrapovic;
  • Bobinas do Audi RS3;
  • Velas do Audi RS7;
  • Downpipe inox CTS;
  • Intercooler frontal FMIC Neuspeed;
  • Remap Armada Performance (360 whp);
  • Intake Carbono APR;
  • Muffler Delete APR;
  • Diverter Valve DV+ GFB;
  • Intercooler frontal Neuspeed;
  • Boost Pipes NEUSPEED.


Se o objetivo do projeto era andar muito e fazer história, João têm muitas para contar. “Não à toa, já realizamos viagens para o Paraguai, Argentina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, enfim, sempre viagens longas com o carro, andando bem e, principalmente, fazendo amigos e muita história”, finaliza João.

Galeria

Ficha Técnica VW Golf GTI 2014

Quem Fez?

Mecânica

INP Garage

instagram: @inpgarage


Remap:

Armada Performance
https://armadaperformance.com.br/
@armadaperformance

Visual

Rodas: HRE S-101 Forjadas 3-Peças
            Dianteiras: 19”x9.0”

            Traseiras: 19”x10.0”

Pneus: Delinte Thunder D7

            Dianteiros: 215/35R19

            Traseiros: 225/35R19

Suspensão Coilover H&R com sistema à rosca

Faróis OSRAM Retrofit Full LED, DRL e seta dinâmica

Volante em fibra de carbono e Alcantara

Manopla de câmbio BFI em Alcantara

Remoção do limpador traseiro, deixando a traseira do carro com visual mais limpo.

Mecânica

Turbina is38

Escapamento Akrapovic

Bobinas do Audi RS3

Velas do Audi RS7

Downpipe inox CTS

Intercooler frontal FMIC Neuspeed

Remap Armada Performance (360 whp)

Intake Carbono APR

Muffler Delete APR

Diverter Valve DV+ GFB

Intercooler frontal Neuspeed

Boost Pipes NEUSPEED