Volkswagen apresenta oficialmente o SUV Nivus

Modelo chega “completo” desde a versão de entrada e deve dar dor de cabeça dentro de casa, roubando clientes do irmão T-Cross. Modelo também estreia novo logo da marca

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Divulgação / Reprodução

A Volkswagen finalmente apresentou oficialmente todos os detalhes do seu mais novo SUV, o Nivus que chega com preços inferiores ao do T-Cross, embora ambos tenham medidas próximas. Outra novidade é que o Nivus estreia o novo padrão de logo da marca.

Por falar em medidas, em algumas delas o Nivus é maior do que o T-Cross, como o comprimento (4.266 mm do Nivus contra 4.199 mm do T-Cross) e o volume do porta-malas (415 litros contra 373 litros do rival da mesma família).

O Nivus perde no entre-eixos e altura, com 2.566 mm contra 2.651 mm e 1.568 mm contra 1.493 mm, respectivamente. Dessa forma, deverá ocorrer uma grande disputa de mercado entre os veículos, algo que não costuma ser bem visto pela grande maioria das montadoras.

Enquanto as concessionárias não abrem oficialmente neste período de pandemia, a Volkswagen comercializará o SUV pela plataforma de realidade virtual aumentada.

Design

A principal diferença no visual entre o Nivus e o T-Cross é que o SUV apresentado hoje aposta em um visual mais jovem e urbano e fugirá um pouco do “mais do mesmo” da Volkswagen.

José Carlos Pavone é chefe de design da VW para a América Latina

O Nivus estreia design de SUV cupê, com dianteira com visual mais esportivo, faróis em LED e grade e capô com identidade própria. A traseira também é completamente nova e possui lanternas em posição elevada e que são unidas pelo centro. Outra novidade são as rodas de 17″ com desenho exclusivo.

Motorização

Como já era ventilado anteriormente, o Nivus chega ao mercado com um único esquema de powertrain: motor 1.0 200 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas. Não haverá versões com trocas manuais.

Versões

O Nivus terá três versões de acabamento, sendo duas Comfortline e uma Highline. Embora essas informações não tenham sido confirmadas oficialmente, elas já são tratadas como definitivas pelos concessionários da marca.

Na Comfortline o Nivus vem de série com seis airbags, controles de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial, assistente de partida em rampa, volante com ajuste de altura e profundidade, detector de fadiga, retrovisores com ajustes elétricos, sensores de estacionamento traseiros, direção elétrica, ar-condicionado, central multimídia de 7 polegadas, luzes diurnas DRL, lanternas em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas e vidros elétricos nas quatro portas. Como opcionais para a versão, há câmera de ré, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, sensores de estacionamento dianteiro, além de sensores de chuva e crepuscular.

VW NIVUS TEM “SEM PARAR” DE FÁBRICA

Já na versão Comfortline 2, somam-se aos itens mencionados na Comfortline 1 o ar-condicionado automático, câmera de ré, apoio de braços central para o motorista, duas portas USB traseiras, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de neblina com luz de conversão, luz interna de LED, monitor de pressão dos pneus, lanternas traseiras de neblina de LED, quadro de instrumentos digital, suporte para celular com entrada USB para carga, tomada 12V no porta-malas, borboletas para trocas sequenciais no volante e modos de condução. Como opcionais, apenas bancos com revestimento em couro e rodas de 17 polegadas.

Já a versão de topo Highline vem com os mesmo equipamentos de série da versão intermediária mais rodas 17” exclusivas, bancos em couro, rack de teto e faróis em LED. Já os itens inéditos como o VW Play, o controle adaptativo de cruzeiro e o sistema de som Beats serão opcionais.

SAIBA TODOS OS DETALHES DA CENTRAL MULTIMÍDIA VW PLAY

Preços

Na apresentação a Volkswagen não anunciou oficialmente os preços do Nivus, mas em contato com concessionários da marca, eles estipularam que o novo SUV chegará com valores entre R$ 79.990 na versão de entrada e R$ 99.990 na versão de topo. Os opcionais não foram contemplados nestes valores e há quem diga que o VW Play, por exemplo, custe cerca de R$ 5 mil adicionais.

Galeria

You don't have permission to register