Instalador paulistano prepara seu Vectra 1998 com projeto simples, que valoriza as linhas originais, e com som eficiente voltado para a qualidade. Isso faz a diferença! 

Muitas pessoas acham que customizar um carro implica, necessariamente, agregar ao veículo o maior número possível de itens, seja na parte externa ou mesmo no sistema de áudio.

Mas ganha cada vez mais adeptos a vertente da personalização que valoriza a preservação das linhas originais do automóvel, com mudanças e investimento em “detalhes” como rodas, suspensão e sistemas de som que ofereçam qualidade na reprodução musical.

O instalador Vinicius Santoro, de 23 anos, proprietário da loja Porp’s Sound, do bairro paulistano do Tatuapé, é um adepto dessa tendência, de que a escolha dos itens a ser alterados, e não a quantidade de intervenções, é que vai fazer a diferença entre um projeto bem sucedido e um “frankenstein” sobre rodas.

Vinícius trabalha com som e acessórios automotivos há 10 anos e há três montou sua própria loja, especializada em som voltado par a qualidade, acessórios e reforma de rodas e polimento técnico.

“Tenho uma clientela premium que prefere um atendimento personalizado e com hora marcada”, conta.

Cartão de visita

Para mostrar na prática o que pensa sobre personalização automotiva, Vinicius colocou mãos a obra na modificação de seu Vectra CD 1998.

“É o carro que fiz para usar em meu dia a dia e aproveitava para deixá-lo na loja, como um ‘display’ ambulante”, conta o dono da Porp’s. As mudanças externas começaram com o rebaixamento da suspensão com amortecedores preparados.

As novas redondas, no lugar das originais de 15”, são oriundas do Hyundai Santa Fé, de 18”. Segundo Vinícius, as rodas tiveram a furação refeita e, para serem encaixadas, os para-lamas do Vectra foram rebatidos.

“Ficou mais baixo, com rodas legais e sem sair do original”, resume Vinícius, para afirmar: “Agrada tanto ao público mais jovem quanto ao mais conservador”, diz.

Simples e eficiente

O sistema de som é comandado por um DVD player Pioneer retrátil, de 1 din, modelo AVH-X7780 TV. O estéreo é reproduzido por um kit duas vias Lightning Audio de 6”, com os médios instalados nas laterais de portas, que receberam tratamento acústico. Os tweeters foram parar nas colunas, direcionados para os ouvidos dos ocupantes.

No porta-malas, foi construída uma caixa dutada, de madeira e fibra, de cerca de 38 litros, onde funciona um subwoofer de 10” da linha Club, da Audiophonic.

Um amplificador de 4 canais alimenta todos os alto-falantes. Uma megacapacitor ajuda nos picos de graves. Na lateral do compartimento, foram acomodados os crossovers do kit duas vias.

“A qualidade de áudio e a sensação de palco sonoro são características desse projeto”, define Vinicius.

O resultado agradou tanto que Vinícius não teve como recusar uma proposta e acabou vendendo seu Vectra customizado, com som, rodas etc. Agora é aguardar o próximo projeto do profissional, na linha “menos é mais”.

Quem fez:

Porp’s Sound. Tel. (11) 22931958 / www.facebook.com/porpssound

Ficha Técnica

Vectra CD 1998

Customização

Suspensão rebaixada fixa

Rodas de 18” do Hyundai Santa Fé

SOM

DVD player AVHX7780TV

Kit duas vias Lightning Audio

Subwoofer de 10” linha Club Audiophonic

Amplificador 4 canais

Megacapacitor

DEIXE UMA RESPOSTA