QUEM SABE, SABE…

Foto: (Divulgação)

Ayrton Senna conquistou a admiração dos brasileiros e fãs de todo o mundo não só pela carreira impressionante de vitórias, como também pela determinação e caráter. Depois de fazer sucesso no kart, ele revelou seu talento na Fórmula Ford, tradicional categoria formadora de pilotos, de onde seguiu para a Fórmula 3 e a Fórmula 1. Relembrar essa história é uma forma de homenagear o ídolo que permanece como um dos maiores do esporte.

Ayrton Senna entrou na Fórmula Ford 1600 inglesa em 1981, aos 21 anos. No ano seguinte Ayrton subiu de categoria, disputando os campeonatos britânico e europeu da Fórmula Ford 2000. Com carros mais rápidos, equipados com motor 2.0, asas dianteira e traseira e pneus slick, ele começou fazendo “barba, cabelo e bigode” nas primeiras seis corridas do ano – ou seja, pole position, vitória de ponta a ponta e volta mais rápida.

Além de vencer os títulos inglês e europeu da Fórmula Ford 2000, Ayrton terminou a temporada quebrando todos os recordes: 22 vitórias (9 delas consecutivas), 18 poles, 22 voltas mais rápidas e 516 pontos conquistados em apenas 28 provas. Outro feito do piloto brasileiro foi ter vencido corridas em dias seguidos e em pistas diferentes.

Ainda em 1982, Senna venceu no final do ano uma prova extra-campeonato de Fórmula 3 inglesa, mostrando suas credenciais na categoria para a qual mudou no ano seguinte e também venceu. Em 1984, iniciou a carreira vitoriosa de dez anos na Fórmula 1, que todos lembram com emoção, com 41 vitórias e três títulos mundiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here