Quantum Group conta sobre o mercado de acessórios, lançamentos e estratégias para que 2020 seja um ano ainda melhor
Texto: Fernando Naccari
Fotos: Divulgação
A Quantum Group é uma das principais referências no segmento de acessórios automotivos e eletrônica embarcada do Brasil e da América do Sul. Composta atualmente por cinco marcas, na divisão automotiva duas se notabilizam: a Tecnologia Quantum, dedicada a sistemas de automatização de vidros, teto e espelhos (e que completou 32 anos de atuação) e a Olimpus Automotive, que atua com sistemas de alarmes, antenas e sensores, (e que completou 73 anos de mercado).
Sobre a história do grupo, o diretor de vendas & marketing, Alexandre Camargo, explica: “A Tecnologia Quantum iniciou suas atividades fabricando equipamentos de teste, na época, os principais clientes eram Philips, Arteb e Ford. Cerca de um ano depois, uma oportunidade com dispositivos de segurança (alarmes) colocou a Tecnologia Quantum no segmento.
Já a Olimpus começou em 1942 com a fabricação de tubos trefilados que eram usados para equipamentos de medicina com o nome de Três Cruzes. Quatro anos depois o mesmo material trefilado passou a ser utilizado em antenas de TV com aplicação residencial, onde então surge oficialmente em 1946 a marca Olimpus, tendo a Philco Hitachi e Philips como seus principais clientes. A fabricação de antenas levou a Olimpus para o mercado automotivo ainda no mesmo ano”.
Crescimento no mercado
Segundo Alexandre, a Quantum Group está ascensão nos últimos anos e tudo começou graças a uma acertada estratégia durante a crise econômica. “ (A empresa cresceu) em 2018, algumas linhas do aftermarket foram muito bem e passamos a fornecer acessórios para mais duas novas montadoras. Isso se deu graças a uma estratégia de investimento aliada a melhoria da capacitação técnica e desenvolvimento dos profissionais, algo que foi planejado durante a crise de 2015 e 2016 e que deu muito certo”.
Com isso, os números da Quantum Group apresentam melhorias constantes. “Desde 2017, o crescimento ao ano tem sido em torno de 10% a 12% e, ao que tudo indica, um pouco mais que essa média para o fechamento de 2019. Já, para 2020, temos expectativas de novos negócios, novos produtos saindo do forno tanto para o aftermarket, quanto para as montadoras e as previsões econômicas do País também são favoráveis para o crescimento. Assim, nossa meta é de crescermos 20% em 2020”, comenta Alexandre.
Mercado de acessórios
Como uma especialista do mercado, a Quantum Group tem boas expectativas sobre os negócios para quem atua com acessórios, mas ressalta que a diversidade de canais de compra e de produtos faz com que as grandes empresas precisem se preparar adequadamente. “Vemos que nosso mercado vem sofrendo uma grande transformação, com mudanças no mix de acessórios que equipam um veículo, novas opções de canais de compra pelo consumidor (internet, magazines e concessionárias) e mesmo a variedade e complexidade de acessórios que podemos encontrar hoje em dia. Tudo vem acontecendo em alta-velocidade e os fabricantes precisam se adequar rapidamente para poder se manter sólidos. O nível de competitividade está muito alto, com produtos nacionais e importados aparecendo a todo momento, então há necessidade de muita inteligência estratégica para planejar o curto prazo, sem perder de vista o longo prazo”, ressalta Alexandre.
Alexandre ainda acrescenta que há um nicho bastante interessante a ser explorado, o de veículos para pessoas com deficiência (PCD). “Um movimento muito positivo para o setor de acessórios, sem dúvida, é a venda crescente de veículos (PCD), que saem de fábrica pouco equipados, trazendo várias oportunidades para quem atua no segmento. Além disso, também achamos positivo o chamado “efeito Renault Kwid”, com veículos de entrada bem básicos e que nos dá uma margem muito grande para atuar e acreditamos que isso pode virar uma tendência em outras montadoras para 2020”.
Ainda falando em veículos PCD, a Quantum se mostra preparada para abocanhar este mercado. “Oferecemos produtos que se encaixam perfeitamente às necessidades destes veículos/clientes! Hoje nós temos produtos para o aftermaket e também no OEM, com destaque para os módulos de vidros, alarmes, faróis de neblina, dentre outros”.
Principais clientes
Como mencionado por Alexandre, a Quantum Group fornece produtos originais para as montadoras e tem todo o seu portfólio com um par homologado para alguma montadora. Atualmente, veículos Volkswagen, Renault, Nissan, Mitsubishi, Suzuki, Honda, Peugeot e Citroën saem de fábrica com itens fabricados pela Quantum Group.
“No portfólio homologado, temos alarmes, antenas, módulos de vidros, tilt-down, rebatimento de retrovisores, fechamento de teto, faróis de neblina, módulos de inclinação, câmeras, sensor de estacionamento, dentre outros”, acrescenta Alexandre.
Principais lançamentos
Em 2019 a marca apresentou vários lançamentos para o mercado, e estes foram os principais destaques:
- Alarmes para Motos (Moto S e XS) com tecnologia acelerômetro (mesma usada em celulares) para detectar e disparar o alarme em caso de violação;
- DETECT, módulo 2×1 com sensor de inclinação contra furto de rodas e speedlock (Também usa tecnologia acelerômetro);
- Aplicações plug & play em módulos de rebatimento, tilt-down e sistemas one touch com antiesmagamento para vidros para dezenas de novos veículos.
Um recado para os leitores de Car Stereo Tech.
“Utilizem nossos canais de informação e mídias sociais como os websites da Olimpus, da Quantum, e nossas páginas no Facebook e Youtube. Investimos ainda em parcerias com o “Clube do instalador”, no Facebook e com a “Universidade do Instalador”, no Youtube.
Está no nosso DNA a capacidade de criar e desenvolver produtos que atendam às necessidades dos nossos clientes, portanto, continuem nos seguindo e contando com o nosso grupo para trazer ainda mais novidades para o mercado em 2020! Um excelente ano para todos nós!”