OSRAM: Iluminando o futuro

Pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias em iluminação automotiva, OSRAM projeta futuro da iluminação automotiva, lançamentos e o que espera do mercado em 2020

Texto: Fernando Naccari

Fotos: Divulgação

A iluminação automotiva evoluiu muito ao longo das décadas, mas é na última que as principais inovações se popularizaram no mercado. Se antes o Xênon é sinônimo de qualidade, hoje o LED automotivo já atinge resultados até melhores, sem contar a chegda de veículos no mercado mundial com tecnologia laser.

Por isso, a OSRAM investe há anos em tecnologias de iluminação para que os componentes fiquem cada vez mais duráveis e que, principalmente, sejam mais eficientes em sua função. A OSRAM atua com a divisão AM Automotiva (foi a inventora da primeira lâmpada automotiva para farol em 1925), voltada a produtos para o mercado de reposição e fabricantes/montadoras de veículos, além de ter divisões voltadas à iluminação profissional e de Opto Semicondutores (LED componente (chips), incluindo infrared e diodos de laser, com aplicação desde automóveis, eletroeletrônicos e indústria, à componentes para iluminação geral.

Com toda esta expertise, a Gerente de Marketing da OSRAM América Latina, Marieli Senedez Miguel, comenta sobre as novidades da marca, o que é e o que não é permitido em upgrade de tecnologias em seu carro e muito mais.

Entrevista

  • Car Stereo Tech: O que a Osram pensa que será o futuro da iluminação automotiva?

Marieli: A Osram do Brasil se preocupa em oferecer sempre o que há de mais moderno em termos de iluminação automotiva para nossos clientes tanto da indústria, como público final. Está em nosso DNA a inovação e atualizar o conceito de modernidade no nosso setor é a nossa missão. Hoje, o mercado de iluminação automotiva tem na solução das lâmpadas de LED a combinação exata de mais visibilidade, conforto visual e segurança, já que o motorista consegue prever obstáculos com mais tempo, evitando assim acidentes e aumentando o tempo de resposta. No entanto, nossa inovação não termina nessa tecnologia, se expande. Estamos investindo muito na atualização da modernização por meio da tecnologia de iluminação a laser que já é realidade na produção em série de carros com o BMW i8, o BMW série 7 e o Audi R8 e R8 LMX como reforços adicionados ao farol alto. E já temos também protótipos de carros autônomos que funcionam por meio de sensores OSRAM.  Aí sim, os conceitos de modernidade serão atualizados.

  • Car Stereo Tech: O que falta para esta tecnologia se popularizar no mercado?
Fábrica da Osram – Divulgação

Marieli: A tecnologia LED vem se popularizando no mercado com a chegada de novos produtos para carros e motos como a LED COOL BLUE® Intense e a LED X-Racer® HS1/H4, em vários modelos que surgem para atender tanto aos veículos que saem de fábrica quanto para a modernização dos faróis dos veículos e motos em circulação.

Já a iluminação a laser ainda precisa de um cenário econômico fortalecido para que as montadoras se sintam seguras para trazer da Europa carros, principalmente os de alto padrão, que possuam esse tipo de tecnologia.

Outro caminho é que maior o conhecimento por parte do consumidor sobre a tecnologia como opção de modernização, maior será a procura e, consequentemente, com o aumento da demanda, temos a diminuição do valor de investimento para aquisição da nova tecnologia

  • Car Stereo Tech: O que é mais eficiente em termos de qualidade de iluminação: LED ou Xênon?

Marieli: A tecnologia Xenon é uma das mais populares, a lâmpada emite uma luz impactante de 3200 lumens.  Hoje seu uso é permito somente em carros que saem de fábrica com esse item regularizado. Na tecnologia LED a emissão de luz vem do próprio ponto de LED e, ao mesmo tempo, proporciona mais visibilidade ao condutor, menor consumo de energia e oferece um cooler ativo que de forma voluntária e dinâmica, refrigera o ar dentro da lâmpada, aumentando a vida útil do produto. Vale ressaltar que toda lâmpada de LED quando acesa, há uma explosão de luz que em 3 segundos diminui e estabiliza. A melhor lâmpada de LED no Brasil hoje, estabiliza em 1.300 lumens, mas a OSRAM LED CBI estabiliza em 1.800 lumens – o maior índice do mercado.

  • Car Stereo Tech: Caso eu tenha um veículo que utilize lâmpadas halógenas, posso substituir por uma LED sem sofrer penalizações? É possível fazer este tipo de regularização junto aos órgãos de trânsito?

Marieli: De acordo com a resolução 227, a substituição de lâmpadas originais para que se obtenha maior brilho, mais luz e/ou maior temperatura de cor (luz mais branca) é possível e permitida, desde que a família da lâmpada original e potência sejam mantidas. Após a troca, porém, é preciso validar o documento do carro no Detran para evitar multa e 05 pontos na carteira.

  • Car Stereo Tech: A Osram atende a fabricantes de veículos como item original. Quantos porcento do mercado OEM atual é atendido pela empresa?

Marieli: A Osram se orgulha em dizer que é líder mundial em iluminação automotiva, tanto nas revendas como no mercado OEM. Hoje cobrimos mais de 70% do mercado OEM no Brasil e mais de 50% no mundo.

  • Car Stereo Tech: Vocês estão apostando em lançamentos na linha LED. Qual o tipo de público vocês esperam atender?

Marieli: Temos majoritariamente um público masculino e jovem, no entanto, os lançamentos da Osram buscam todos aqueles interessados em unir maior visibilidade, com mais conforto visual e segurança, sem renunciar à modernidade oferecida por um farol com luz branca.

  • Car Stereo Tech: Há expectativas de mais lançamentos marcados para este ano?

Marieli: Ainda temos muitos lançamentos para 2020, contudo, as informações até este momento são confidenciais. Mas, a Osram investe 418 milhões de euros por ano em R&D (research and development = pesquisa % desenvolvimento) para garantir que entregaremos ao mercado lançamentos que farão a diferença no mercado.

  • Car Stereo Tech: Em relação a 2018, 2019 apresentou algum crescimento nas vendas para a Osram? Pode falar de quanto?

Marieli: Ainda não foram divulgadas as informações financeiras do segundo trimestre, que devem ser apresentadas no início de maio. Mas é possível dizer que no ano de 2019 a OSRAM atingiu um faturamento mundial de cerca de €3,5 milhões e um Ebitda de €307 milhões.

  • Car Stereo Tech: Um recado da empresa para os leitores da Car Stereo Tech

Marieli: A Osram tem como missão trazer para o mercado brasileiro o que há de mais moderno em termos de tecnologia de iluminação automotiva e, assim, poder dialogar com os leitores da Car Stereo Tech, que, certamente, são apaixonados por carros, buscam e valorizam tecnologia e modernidade nesse quesito. Isso nos dá muito orgulho, pois temos a certeza de que falamos o mesmo idioma e escrevemos juntos os próximos capítulos do setor. Vale ressaltar também que a opinião de vocês sobre o que gostariam de ver em nossas redes sociais é muito importante. Inclusive, nos destaques do nosso perfil do Instagram vocês encontram nosso catálogo completo em PDF para baixar, pedido, aliás, feito pelos nossos clientes.  

Post a Comment

You don't have permission to register