Novo sistema de câmbio tem inédito recurso de segurança no modo estacionamento

A Ford trocou a alavanca de câmbio do Fusion 2017 por um novo seletor rotativo eletrônico, chamado E-Shifter, que além de criar um espaço mais funcional no console conta com uma função adicional de segurança. Quando o motorista vai sair do carro – situação que o sistema identifica usando vários sensores – ele coloca o câmbio automaticamente no modo de estacionamento para evitar acidentes.

fordfusion2017-cambioe-shifter

Ao desenvolver o novo câmbio, os engenheiros da Ford identificaram a oportunidade de incluir um software inteligente para evitar a movimentação do carro, mesmo se o motorista esquecer ou acidentalmente deixar o comando em outra posição, que não o P, ao estacionar. A tecnologia foi criada para colocar o carro automaticamente no modo de estacionamento em qualquer uma das seguintes condições: o motorista desligar o veículo; a porta do motorista for aberta quando o cinto de segurança estiver solto e o veículo parado; o cinto de segurança for solto quando a porta do motorista estiver aberta e o veículo parado.

Todas as versões do Fusion 2017 trazem esse novo recurso integrado na transmissão automática de seis marchas. A versão 2.5 Flex dispõe ainda da função Low, que ajuda a segurar o carro em declives usando o freio-motor, e a versão 2.0 EcoBoost tem a função Sport, com trocas em rotação mais alta para uma direção esportiva, além de “paddle shift” para trocas manuais.

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA