Picape ganha dianteira exclusiva na versão High Country, Wi-Fi nativo, sistema de frenagem autonôma e motor diesel com novo turbo e calibração para torná-lo mais eficiente
A Chevrolet anunciou todos os detalhes sobre a sua nova picape S10. A começar pelo visual, agora há diferenças entre a versão High Country, topo de linha e as demais, com grade escura que traz o nome da marca em alto relevo em uma barra central e a gravata dourada mais abaixo, lateralizada à esquerda e em menor dimensão. Os faróis são em LED e o para-choque tem novo desenho e agora tem 29 graus de ângulo de ataque (antes eram 27°).
Para quem usa a picape em trechos fora-de-estrada, o conjunto de faróis auxiliares está em posição mais alta, fato que deve melhorar a visualização noturna em trechos de mato alto, por exemplo.
De lado, a versão de topo High Country vem com novas rodas de 18 polegadas com detalhes usinados combinados com raios em preto brilhante.
Outro aspecto lateral marcante é o santo Antonio envolvente, que traz mais volume para a caçamba (1.329 litros). Também na caçamba está uma novidade: um amortecedor da tampa traseira, que torna a operação de manuseio muito mais suave. O item é ofertado como acessório e serve às demais versões (LS, Advantage, LT e LTZ).
Estes modelos acompanham as evoluções estéticas, mas com diferenças de acabamento, como a grade com elementos cromados e o logo da Chevrolet no centro, além de rodas específicas às versões.
Na traseira, poucas mudanças: nada no visual, mas agora há câmera de ré que projeta imagens de alta definição e conta com a função de engate. Traz linhas linha-guia específica e zoom para facilitar a operação.
Outro recurso interessante deste sistema é que o usuário consegue acionar temporariamente a câmera traseira em plena viagem para uma checagem da situação do reboque.
Importante ressaltar que a S10 conta com o controle eletrônico de oscilação do trailer. Este sistema é capaz de identificar alguma instabilidade dinâmica da carreta e frear seletivamente as rodas da picape.
Segurança ampliada
A Nova S10 ganha reforços estruturais na carroceria, oferecendo maior proteção aos ocupantes. O veículo ficou até 20% mais resistente em caso de impacto frontal, por exemplo.
Falando em segurança, a picape já oferecia alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa e controle eletrônico avançado de estabilidade e tração. Este pacote fica ainda mais completo na linha 2021 com a disponibilidade do sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira.
Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.
A S10 utiliza também a câmera deste sistema, localizada no alto do para-brisa, para ajudar o condutor numa frenagem de emergência.
Além disso, numa situação hipotética em que o motorista está na estrada, percebe uma situação de perigo, e freia, mas o sistema entende que a pressão aplicada no pedal não é suficiente, o carro intensifica a força de frenagem automaticamente.
Ainda dentro do capítulo proteção aos ocupantes, a Nova S10 vem agora equipada de série com 6 airbags em todas as configurações. Até então, este era um item exclusivo da versão High Country.
A picape também vem com sistema Isofix e Toptether para fixação de cadeirinha infantil nas versões de cabine dupla.
Novo turbo com atualização do software do motor
Importante destacar que as picapes 4×4 em geral contam com uma arquitetura mais robusta que veículos de passeio. Por isso elas têm um ciclo de vida mais duradouro. Mas por serem um instrumento de trabalho e pela necessidade de se adaptar rapidamente às demandas do mercado, as picapes costumam passar por um número maior de atualizações.
Mais uma atualização está sendo promovida, desta vez no motor 2.8 turbo, o preferido dos consumidores.
A novidade que chega com a linha 2021 é a adoção de uma nova turbina, a mesma que equipa a picape Chevrolet Colorado norte-americana. A vantagem do componente é que ele conta com uma estrutura otimizada que deixa as acelerações mais progressivas. Na prática, o motorista vai sentir uma picape muito mais esperta e divertida de guiar.
Para a integração da nova turbina, a engenharia trabalhou numa nova calibração para o motor de 200 cavalos de potência e 51 kgfm de força.
“Optamos por desenvolver diferentes calibrações, uma específica para as versões mais sofisticadas da picape e outra para as versões voltadas para o trabalho. Afinal, esses veículos atendem clientes com expectativas bem distintas”, explica Ricardo Fanucchi, diretor geral de Engenharia de Produto GM América do Sul.
A nova calibração agrega melhor performance às versões mais sofisticadas, ampliando a sensação de agilidade em arrancadas e ultrapassagens, enquanto traz melhora de eficiência energética para as versões voltadas para o trabalho.
Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2s mais rápida, passando para 10,1s no modelo equipado com transmissão automática (AT6).
Já a economia de combustível variou de 3% a 10%, dependendo da configuração e da condição. Isto significa que o custo por quilômetro rodado com diesel, que já era bom, ficou ainda melhor nos modelos de entrada (MT6). Muito próximo ao de um compacto 1.0 Flex. Para uma picape do porte da S10 é um feito realmente impressionante.
A Nova S10 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassis cab), cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motorização (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de transmissão (MT6 e AT6) e tração (4×2 e 4×4). Além de sete opções de pintura externa: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas Cinza Topázio e Azul Eclipse.
Preços
- Chevrolet S10 Advantage 2.5 4×2 MT: R$ 125.390
- Chevrolet S10 LT 2.5 4×2 AT: R$ 141.990
- Chevrolet S10 LTZ 2.5 4×2 AT: R$ 146.790
- Chevrolet S10 LTZ 2.5 4×4 AT: R$ 156.690
- Chevrolet S10 LS 2.8 4×4 MT: R$ 169.200
- Chevrolet S10 LT 2.8 4×4 AT: R$ 187.590
- Chevrolet S10 LTZ 2.8 4×4 AT: R$ 206.190
- Chevrolet S10 High Country 2.8 4×4 AT: R$ 213.290
Galeria