No total, são 310 cv de potência e 400 Nm de torque fornecidos pelo motor 2.0 turbo i-VTEC de quatro cilindros

A Honda apresentou no Salão de Genebra o novo Civic Type R. O modelo chega ao mercado europeu no formato hatchback de cinco portas, mantendo todos os apetrechos aerodinâmicos e visuais de quem não faz a menor questão de discrição.

A quinta geração do Type R traz o mesmo motor 2.0 de quatro cilindros (VTEC, claro) turbinado do modelo anterior, mas agora com nada menos que 320 cavalos e 40,7 mkgf de torque.

A transmissão é exclusivamente manual de seis marchas, com um sistema que sincroniza automaticamente a rotação do motor no nível ideal para tornar as trocas de marcha mais rápidas e suaves.

Mantendo o arranjo McPherson na dianteira e multilink na traseira, a suspensão ganhou amortecedores, molas e buchas novos – no caso dos amortecedores, tratam-se de unidades com três câmaras, sensores de curso e sensores de força G capazes de modificar sua atuação de forma adaptativa e três modos de direção à escolha do motorista: Comfort, Sport e +R.

Por dentro, os bancos do tipo concha com generosos apoios laterais, uma overdose de vermelho no acabamento e na luminosidade do painel, além de um sistema de som com 12 alto-falantes e 540 watts de potência.

A Honda não divulgou uma data específica para o lançamento desse que é o primeiro Civic Type R, mas ele será fabricado na Inglaterra a partir da metade do ano, e de lá exportado para diferentes mercados. O preço sugerido pela fabricante vai estar na faixa dos US$ 30 mil, o que o coloca no mesmo nível que o Ford Focus RS e o Subaru WRX STI.