Lexus NX 300h 2020 chega com mais conectividade e segurança

Entre as principais novidades, todas as versões passam a ser equipadas com sistemas Android Auto e Apple CarPlay

A Lexus anuncia o lançamento da linha 2020 do SUV compacto premium NX 300h, que chega ao mercado brasileiro equipado com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto em todas as versões. Outra novidade é o pacote de segurança ativa Lexus Safety System, composto por itens que garantem mais segurança ao motorista e demais ocupantes do veículo.

As três versões do NX disponíveis no mercado brasileiro são a Dynamic, Luxury e F-Sport, todas com itens de série que elevam o conforto a bordo e aprimoram a experiência de condução dos consumidores que privilegiam design moderno, desempenho superior, equipamentos de alta tecnologia e acabamento refinado.

A versão topo de linha, a F-Sport, agora é equipada com monitor de ponto cego, que avisa o motorista sobre a presença de outros veículos ao redor, além de uma câmera 360º, permitindo que o condutor tenha uma visão geral do tráfego e da área externa a fim de evitar acidentes em situações de manobra.

Desde que foi lançado por aqui com motorização exclusivamente híbrida, em 2018, o NX 300h marcou um novo e importante momento na trajetória da Lexus no Brasil em direção à eletrificação de todo o seu portfólio.

Conectividade

Com o objetivo de aprimorar a experiência de conectividade dos clientes, a Lexus oferece os sistemas Android Auto e Apple CarPlay em todas as versões do novo NX 300h. Com uma interface simples e intuitiva, é possível espelhar os principais aplicativos de um smartphone e utilizá-los no painel do veículo. Entre eles estão Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music, WhatsApp, além das funções de ligação e mensagens de texto originais de cada sistema.

LSS (Lexus Safety System)

O novo NX 300h será o segundo modelo da marca a contar com o Lexus Safety System. Antes dele, o modelo LS 500h já era equipado com os itens presentes no pacote de segurança. Quatro componentes desse sistema estarão disponíveis para todas as versões:

• Controle de cruzeiro adaptativo (ACC): utiliza lasers, radar, câmeras ou uma combinação desses sistemas para manter uma distância constante e segura em relação ao carro da frente. O sistema ainda diminui ou aumenta automaticamente a velocidade (acima de 40km/h) de acordo com o tráfego.

• Assistente de Manutenção de Faixa (LDA): sistema entra automaticamente em ação e avisa o motorista com sinal sonoro ou vibração no volante para corrigir o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista.

• Sistema de Colisão Frontal (Pre-Crash): suporte na prevenção de colisão e danos por meio de alertas sonoros. Se necessário, ativa automaticamente o sistema de frenagem (acima de 20 km/h).

• Farol alto automático (Versão Dynamic) (AHB): acende e apaga os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do motorista da frente e da mão contrária, ajudando a garantir visibilidade ideal durante a condução noturna.

• Farol com sistema adaptativo de iluminação (Luxury e F-Sport) (AHS): Adapta os faróis do veículo para evitar o ofuscamento do condutor à frente e na mão contrária, mas mantém o farol alto nos pontos sem iluminação.

Já a configuração F-Sport conta agora, além dos itens acima, mais dois dispositivos inéditos de segurança. São eles:

• Blind Spot Monitor: monitor de ponto cego que identifica veículos que estão fora do campo de visão do motorista e emite alertas por meio de um aviso no retrovisor externo do veículo.

• Rear Cross Traffic Alert: dispositivo que emite aviso sonoro, informando o motorista sobre a presença de tráfego na traseira do veículo.

Configuração e desempenho do NX 300h

O sistema Lexus Hybrid Drive, que equipa a linha NX 300h 2020, combina o prazer de dirigir com um potente motor a gasolina com a economia proporcionada pelo motor elétrico. Dessa forma, o modelo possibilita uma experiência de condução extremamente confortável e silenciosa, além de estabelecer uma combinação implacável de desempenho, eficiência de combustível e redução na emissão de gases poluentes.

O sistema híbrido do NX 300h combina dois motores – um a gasolina de 2.5L de quatro cilindros 16V e um elétrico síncrono de imã permanente que propicia melhor relação peso/potência e maior eficiência. O motor a combustão tem potência de 155 cv a 5.700 rpm e torque de 21,4 kgfm a 4.400 giros. O elétrico gera, isoladamente, 143 cv de potência e torque de 27,53 kgfm. Juntos, os dois motores resultam em potência combinada de 200 cv.

Para aprimorar a experiência de condução, o NX 300h conta com transmissão Hybrid Transaxle em todas as versões. Esse tipo de transmissão proporciona aceleração mais linear, que reduz ou aumenta continuamente as marchas, de acordo com a demanda do motor, sem desperdiçar energia, contribuindo para a eficiência de combustível.

Além disso, o modelo ainda dispõe sistema de tração All-Wheel Drive, que direciona automaticamente a força para duas ou quatro rodas, conforme a necessidade do condutor, melhorando a tração em diferentes tipos de terreno.

Todas as versões contam também com os modos de condução Normal; Eco, para priorizar a economia de combustível; Sport, para uma condução mais esportiva e ágil; e EV, sem consumo de combustível e sem emissão de poluentes. Na versão F-Sport, o modelo acrescenta o modo SPORT +, com configuração que transmite maior sensação de dirigibilidade esportiva.

Somando todos os fatores citados acima, a melhoria atingida no consumo de combustível na cidade é de cerca de 52%, enquanto a redução na emissão de CO2 chega aos 26% (112 g/km), se comparado ao modelo equipado com motor somente a gasolina. Em 2019, o SUV compacto recebeu nota “A” na classificação da categoria de veículos extragrandes no ranking do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO.

Design agressivo e marcante

A Lexus preservou para o modelo híbrido a forte essência do design do NX, que tem se mostrado atraente para os clientes que buscam um estilo agressivo, marcante e sofisticado. Com uma formatação corporal rígida e utilização de aço e alumínio de alta resistência e reforços estruturais, o modelo conta com as peças estrategicamente posicionadas para atingir o nível de leveza desejado.

Desde a linha 2018, os para-choques foram redesenhados para destacar a arquitetura agressiva do modelo, com uma expressão ainda mais ousada de diamante esculpido. Na dianteira, as versões Dynamic e Luxury possuem grade do tipo Spindle e linhas fluidas no capô e nas portas da frente, enquanto na versão F-Sport, a grade preenche amplamente a área frontal do veículo e conta com acabamento de alto brilho em forma de colmeia.

Além disso, toda a linha NX 300h tem rodas de liga leve aro 18’’. Na versão Luxury, o acabamento é brilhante com revestimento metálico escuro. Já a F-Sport conta com finalização em dois tons, nas cores preto e prata, para reforçar ainda mais o apelo esportivo.

Por dentro do NX 300h

O interior do NX 300h segue respeitando de forma fiel o compromisso da Lexus com os princípios da hospitalidade Omotenashi, que combina a sensação urbana do veículo com a beleza estrutural e funcional de uma máquina de alta performance. A qualidade artesanal exclusiva da Lexus também é amplamente perceptível por conta do trabalho realizado pelos Takumis, mestres artesãos da marca.

Seguindo os preceitos de luxo da Lexus, os acabamentos internos usam materiais requintados que remetem diretamente ao conceito premium, como detalhes em padrão couro no volante, nos bancos, na manopla de transmissão, no painel e no console central, além de revestimento no painel central e nas portas de padrão madeira para a versão Luxury e metal para a F-Sport. Na versão topo de linha, foram acrescentadas ainda ornamentações exclusivas no painel, costuras e perfurações diferenciadas, bem como bancos em formato esportivo, pedais de alumínio e emblema da versão no volante.

Conforto e conveniência

Entre os principais itens e equipamentos que contribuem para elevar a percepção, o conforto e a conveniência a bordo do NX 300h, destacam-se a tela de LCD para o sistema multimídia exclusivo da Lexus, presente na linha desde o ano passado, com 10.3’’ para as versões Luxury e F-Sport e 8’’ para a Dynamic. O sistema multimídia é compatível com TV digital (nas versões Luxury e F-Sport), rádio AM/FM, DVD player, CD-R/RW, MP3, WMA, sistema Bluetooth® com microfone e amplificador, além de Android Auto e Apple CarPlay. A câmera de ré com linhas guias foi mantido para a versão Luxury enquanto a F-Sport tem câmera 360°.

As três versões ainda contemplam sistema de ar-condicionado dual zone digital, Smart Entry System e acionamento do motor por meio do Start Button. Nas versões Luxury e F-Sport, o motorista conta ainda com a tecnologia hands free para abertura do porta-malas, que funciona por meio de sensores que detectam o movimento das mãos.

Desde a versão Dynamic, o retrovisor interno é eletrocrômico e os espelhos externos contam com regulagem elétrica, rebatimento automático, sistema de aquecimento e indicadores de direção. As funções antiofuscante e tilt down estão disponíveis nas versões Luxury e F-Sport.

Acessórios

A linha de acessórios genuínos do Lexus NX 300h continua composta por 12 itens, com o objetivo principal de atender às mais diversas necessidades e preferências dos clientes em relação a design, sofisticação, conveniência, funcionalidade e segurança. Desenvolvidos pela engenharia global da Lexus, os itens seguem rígidas regras da marca para atestar alto nível de qualidade, resistência e confiabilidade.

Entre os acessórios que podem ser instalados nas concessionárias da marca e pontos de vendas Lexus estão a capa de chave, aplique cromado da tampa de porta-malas, frisos laterais, estribo lateral, kit de segurança para todas e frisos laterais.

Cores

As cores disponíveis para o NX 300h são: Branco Sônico, Preto Grafite, Cinza Mercúrio, Cinza Titânio, Prata Platinum, Vermelho Coral, Marrom Âmbar e Azul Meteoro. As cores Azul Olímpio e Laranja Lava são exclusivas para a versão F SPORT.

Já as cores internas são preta (Dynamic), bege, preta e caramelo (Luxury) e branca com preto, preta ou granada com preto (na versão F-Sport).

Preços

Fonte: Lexus / Divulgação

You don't have permission to register