Texto: Ademir Pernias
Fotos: KCR/Divulgação

Oferecer soluções que proporcionem melhorias de consumo e de potência para veículos com motores turbo, com instalação simplificada e ganhos maiores em comparação aos chips convencionais. Esta é a proposta da Kratos Car Racing (KCR), que inova também nos pontos de venda onde pretende comercializar seus produtos. “Nosso chip tem instalação simples e pode ser instalado em qualquer oficina do segmento automotivo, como as lojas de som e acessórios”, explicam os sócios. O primeiro produto do portfólio da KCR é um chip desenvolvido para a veículos BMW equipados com a família de motores N20, que engloba os veículos da Serie 1, Serie 3, Serie 4, Serie 5, X1, X3, X4. Confira detalhes da empresa e dos produtos na entrevista dos sócios da KCR, Edras Anunciação e Vinicius Frezza, à Car Stereo.

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Car Stereo: Como surgiu a Kratos Car Racing e quais são suas linhas de produtos?

Edras Anunciação e Vinicius Frezza: A Kratos Car Racing (KCR) surgiu da inspiração dos sócios Edras Anunciação e Vinicius Frezza sobre oferecer soluções de otimização de consumo e potência para veículos turbo, em um produto com uma instalação simplificada para lojas do segmento automotivo, sejam elas preparadoras, oficinas e lojas de acessórios.

CS: Quais são os principais diferenciais entre o chip de potência desenvolvido pela KCR e os já existentes no mercado?

EA e VF: Os chips de potência KCR combinam tecnologia analógica com tecnologia digital (CAN­BUS), de forma a monitorar diversos parâmetros do motor e atuar permitindo gerar maior eficiência combinando consumo de combustível otimizado com aumento de torque e potência. Nossos produtos são desenvolvidos especificamente para cada modelo de veículo, permitindo que a instalação seja feita sem corte de fios ou alterações mecânicas que violariam a garantia do fabricante. Adicionalmente gostaríamos de citar que nossos produtos trazem ganhos de performance e economia notavelmente acima dos produtos atualmente existentes no mercado.

CS: De onde veio o know­how para o desenvolvimento desta linha de produtos?

EA e VF: O know-how vem da parceria com uma empresa norte-americana chamada Burger Tuning, que é especializada na preparação de veículos turboalimentados, juntamente com o conhecimento técnico do sócio e engenheiro elétrico Vinicius Frezza.Dyno

CS: Por que a ideia de comercializar o produto em uma loja de som e acessórios, no lugar da tradicional oficina de preparação de motores?

EA e VF: Conseguimos incorporar alta tecnologia com simplicidade de instalação, o que permite que lojas de som e acessórios possam oferecer uma solução de altíssima qualidade e eficiência, sem que tenham que ter conhecimento mecânico sobre os veículos. Isto permite que lojas de som e acessórios ampliem seu portfólio de soluções da mesma forma que preparadoras e oficinas têm oferecido soluções de multimídia e entretenimento.

CS: O produto foi testado e o ganho alegado de potência, dependendo do motor, pode ser expressivo, e superar os 100 cv. Como isso é possível?

EA e VF: Isso é possível porque o produto monitora a rede CAN­BUS do veículo, tendo acesso a inúmeras informações relativas ao funcionamento do motor. Em comparação aos sistemas puramente analógicos, isso permite uma riqueza de informações e precisão inúmeras vezes maior aos sistemas tradicionais. Isso se traduz em eficiência, suavidade e ganhos expressivos de performance.

CS: A instalação do produto é complexa? Ela implica algum risco para a integridade do veículo? Em quais “partes” do carro o chip atua?

EA e VF: Não. Ela não implica em risco à integridade do veiculo, pois o produto não remove nenhuma proteção já existente relacionada a superaquecimento, pressão excessiva no turbo e qualidade do combustível, entre outros. Adicionalmente o modulo KCR conta com proteções adicionais que desativam totalmente o sistema deixando em modo original caso perceba que algum dos parâmentos esteja próximo aos limiares, como, por exemplo, temperatura do motor baixa ou excessiva. O sistema monitora diversos parâmetros do veículo e atua na injeção de combustível, gerenciamento da pressão de turbo e no comando de válvulas variável.bmw comparacao

CS: Um ganho de 100 cavalos na potência de um veículo não se trata apenas de um upgrade básico, mas sim de uma personalização significativa. Assim sendo, quem a KCR imagina como potenciais consumidores do produto, aquela pessoa que procura uma loja de acessórios atrás de algum detalhe diferente ou uma pessoa com mais experiência e know­how na customização?

EA e VF: Acreditamos que todos os proprietários de veículos turbo podem se beneficiar desta experiência, tanto aqueles que buscam um aumento de potência como aqueles que visam redução de consumo de combustível.

CS: Esta modificação requer alguma complementação estrutural ou mecânica para que os modelos suportem esta potência extra?

EA e VF: Não. Nenhuma alteração mecânica é necessária.

CS: O mesmo chip pode ser aplicado em qualquer modelo de carro, ou os produtos são dedicados a determinadas marcas, modelos ou tipos de motor?

EA e VF: Nossos produtos são especificamente direcionados a modelos de veículos e famílias de motores, de forma a permitir integração perfeita e instalação simplificada.

CS: Qual é o primeiro produto do portfólio da KCR?

EA e VF: Nosso primeiro produto é o KCR K2, que é destinado a veículos BMW equipados com a família de motores N20. Englobando Serie 1, Serie 3, Serie 4, Serie 5, X1, X3, X4.

CS: Por que foi escolhido este veículo?

EA e VF: Por se tratar do primeiro motor turbo flex do mundo. Isto permitiu que a utilização do combustível brasileiro obtivesse resultados impressionantes.

CS: Quais serão os próximos lançamentos?

EA e VF: Os próximos lançamentos serão os motores VW/Audi da família EA888 (1.8 e 2.0) e os motores Mercedes-Benz da família M274 e M270 presentes nos modelos mais vendidos no Brasil.

CS: Qual é o custo final médio do produto instalado?

EA e VF: Os preços deverão variar entre R$ 3.500,00 a R$ 5.000,00, dependendo do produto e do veiculo. Importante  ressaltar que já dispomos de instaladores parceiros nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

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