De uma só vez, marca traz cinco veículos de emissão zero no mercado e aposta na exclusividade para crescer no mercado brasileiro

Assim como ocorrera em sua chegada ao mercado brasileiro no ano de 2009, a JAC Motors, fabricante chinesa, apresentou nesta manhã a sua nova linha de veículos elétricos. Na contramão da concorrência, a marca traz cinco veículos de uma só vez, compondo um portfólio único do mercado.

Além disso, a marca passa a comercializar o veículo 100% elétrico mais barato do mercado, o JAC iEV40, derivado do antigo J2, que deixou de ser comercializado por aqui já há um tempinho.

JAC iEV20

O compacto (que a marca chama de SUV de entrada, SUV de entrada, tem as primeiras entregas agendadas pra janeiro de 2020. Possui 41 kWh de capacidade máxima de carga (320 km de autonomia NEDC), potência estimada de 68 cv e 215 Nm (21,9 kgfm) de torque.

“Tenho grande expectativa pelo iEV20. Nossas clínicas têm nos surpreendido com a alta receptividade. Ele é tudo aquilo que a gente gosta num carro: pequeno, ágil, econômico e muito charmoso”, define Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.

Como todo JAC, o iEV40 vem “completo de fábrica” e se destaca pela central multimídia com mirror link e tela de 7 polegadas, produzido pela JAC Motors China, que incorpora câmera de ré. O sistema multimídia possui conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB. A novidade fica por conta da função “Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 7 polegadas, reconhecendo sistemas Android e iOS.

JAC iEV40

O segundo “SUV” do portfólio tem carinha bastante conhecida por aqui. Derivado do T40, o JAC iEV40 preserva o visual do irmão a combustão, com diferenças na grade dianteira (que passa a ser fechada) e no painel de instrumentos.

Modelo sai de fábrica com motor elétrico de 115 cv de potência e 270 Nm (27,6 kgfm) de torque. Segundo a marca, o 0 a 50 km/h é cumprido em menos de 4 segundos e a autonomia é de 300 km. O preço sugerido é relativamente maior: R$ 153.500.

A marca ressalta também o conjunto de baterias fabricado pela Samsung com 40 kWh de capacidade máxima de carga e com sistema de refrigeração (mantém a eficiência de operação por não permitir que altas ou baixas temperaturas externas interfiram nos módulos).

“Conceitualmente, o carro elétrico tem tudo para agradar o consumidor brasileiro, pois são incríveis nas acelerações e ágeis nas retomadas. E isso é tudo o que mais prezamos no desempenho de um carro”, aposta Sergio Habib.

JAC iEV60

O modelo não estava disponível para o test-drive dos jornalistas, mas a novidade surpreendeu pelo design, bastante superior ao restante da linha. A qualidade do acabamento interno também surpreende.

Neste SUV médio, que chega em julho de 2020, a capacidade de carga é de 63 kWh e autonomia de 380 km. Ainda não há preço sugerido.

JAC iEV330P

Outra surpresa foi a chegada da primeira picape 100% elétrica do mercado mundial. Serão 67 kWh e 320 km de autonomia. Chegará em abril de 2020 por R$ 229.900.

JAC iEV 1200T

A quinta novidade foi o caminhão 100% elétrico com PBT de 6 toneladas. De acordo com a marca, o modelo começa a ser vendido em dezembro deste ano, terá autonomia de 200 km e preço sugerido de R$ 259.900.

Por que cinco modelos de uma única vez?

De acordo com Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, a eletrificação não pode ficar circunscrita a uma iniciativa de Marketing, objetivando aprimorar a imagem da marca ao torná-la amiga do meio ambiente.

“Resolvemos assumir a vocação de buscar um mundo melhor e investimos seriamente numa significativa evolução do nosso modelo de negócio. Por isso vamos lançar cinco modelos de uma só vez. Manteremos nossa linha de modelos térmicos, com motores tradicionais, embora a família de elétricos assuma o protagonismo na marca. A ideia é chacoalhar o mercado e instantaneamente dar várias opções de compras em segmentos diversificados”, explica.

Fotos: JAC Motors/ Divulgação