Texto: Bruno Bocchini
Fotos: Divulgação

Parece que as montadoras estão aderindo cada vez mais ao “universo” da customização. Com argumentos voltados para a tecnologia, internet das coisas e o futuro próximo, modelos que antes eram conceitos apresentados em salões, agora ganham, efetivamente, engenharia para as ruas.3

A Ford já havia desenvolvido rodas de fibra de carbono em um veículo de série, o Mustang Shelby GT350R 2015, e agora trabalha na aplicação da nova tecnologia de fibra e resina usada no modelo GT. O acabamento em verniz fosco ou brilhante das novas rodas deixa à mostra a textura natural da fibra de carbono, que também combina com a grade dianteira, soleiras e extratores de ar feitos do mesmo material.

Desenvolvidas em parceria com a Carbon Revolution, as novas rodas trazem várias vantagens sobre as tradicionais de alumínio. Além de diminuir1 o peso, melhorar a aceleração e a frenagem, a fibra de carbono reduz a massa não suspensa e a inércia rotacional, beneficiando o funcionamento da suspensão, a qualidade de rodagem e o desempenho dinâmico do veículo.

As rodas de fibra de carbono do Ford GT serão oferecidas como item opcional. Têm o tamanho de 8,5×20” na frente e 11,5×20” na traseira, com dez raios e grande rigidez estrutural, eliminando mais de 900 g de massa não suspensa em cada roda. Parece que não é só seu corpo que precisa de fibras…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here