Com 137 cv e torque de 158,5 Nm, montadora é a primeira a desenvolver um motor de três cilindros com 1,5 litro

A Ford apresentou este mês um inovador motor 1.5 Flex de três cilindros em um evento em São Paulo. O novo motor, que vai estrear mundialmente no Brasil, traz tecnologias inéditas e segue a tendência conhecida como “downsizing”, que nada mais é do que a diminuição da cilindrada e o aumento da potência específica, com menor consumo de combustível e emissões poluentes, nova proposta do programa industrial para o setor automobilístico, conhecido como Rota 2030.

O novo motor 1.5 tem uma potência de 137,2 cv e torque de 158,5 Nm com etanol. Segundo a montadora, a arquitetura de três cilindros permite uma redução de 10% no peso e tamanho, qualidades que são reforçadas pelo uso de bloco de alumínio. Suas soluções técnicas incluem coletor de escape integrado, eixo balanceiro com mancais hidrodinâmicos, bomba de óleo variável, correia imersa em óleo e duplo comando variável e independente de válvulas (tecnologia TiVCT).

No Brasil, o primeiro três cilindros da Ford foi o 1.0 TiVCT 12V Flex, lançado com o novo Ka em 2014.