Em meio à onda dos SUV’s, Citroën aposta em outra direção para disputar os mesmos consumidores: modelos C4 Picasso e C4 Gran Picasso chegam para fatiar o mercado dos SUV’s de luxo, mesmo sendo minivans

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

Avaliação de carros originais

Foi-se o tempo em que no mercado nacional se sobressaíam modelos como Chevrolet Zafira, Nissan Livina e Renault Grand Scenic. As chamadas minivans assistiram estacionadas ao avanço imponente de modelos classificados como SUV’s e crossovers.

Enquanto os SUV’s são baseados em chassi de caminhonetes e têm porte avantajado e carrocerias que lembram as antigas station wagons, os crossovers são montados sobre plataformas de carros comuns, buscando uma aproximação com os SUV’s nos quesitos conforto e aproveitamento do espaço interno. A motorização é outro item que separa os SUV’s dos crossovers, já que o primeiro se utiliza de motores maiores, enquanto o segundo aposta em versões mais ágeis e menos “gastonas”.

E é no meio desta acirrada disputa que a Citroën posiciona a sua recém atualizada família C4 Picasso. Eles não são SUV’s, não são crossovers, mas prometem arrematar os consumidores de ambos.

A marca francesa apresentou na última edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo a atualização da família C4, com as novas versões dos modelos Picasso e Gran Picasso. Eles chegaram oficialmente ao mercado apenas no meio deste ano, mas vieram para ficar.

Car Stereo avaliou o SUV C4 Picasso em sua versão mais sofisticada, a Intensive, que é comercializada por R$ 154.140,00. A atualização aposta em pequenos retoques visuais e numa gama muito vasta de acessórios, itens de conforto e dispositivos auxiliares de condução, para competir neste cenário descrito acima. E, acredite, eles têm potencial para conseguir.

Aposta em conectividade

Apple Car Play, Android Auto, sistema de GPS 3D e Link My Citroën: todos esses dispositivos de integração estão disponíveis nesta versão, fazendo com que o condutor consiga não apenas conectar o seu smartphone ao veículo, bem como tenha acesso a informações sobre o funcionamento do mesmo, por intermédio do aplicativo da própria montadora.

Não há o que pôr ou tirar do C4 Picasso nesse quesito: tudo o que você encontra em SUV’s de luxo está ali. Para os mais entusiasmados por mídia e entretimento, um passeio a bordo da minivan é um divertimento e tanto.

A central multimídia é touchscreen, totalmente intuitiva, e conta com processador de última tecnologia, o que faz com que não haja travamentos ou bugs. Tudo funciona exatamente como o usuário gostaria que fosse.

Outros diferenciais

Mas a tecnologia embarcada no C4 Picasso Intensive não para por aí. Quando o assunto é a dirigibilidade, os recursos oferecidos são ainda mais numerosos. Reconhecimento de placas de velocidade, alerta de atenção do motorista, alerta e correção de desvio involuntário de faixa, sistema ativo de ponto cego e comutação automática dos faróis alto e baixo são alguns dos mimos que transformam a condução do C4 Picasso em algo extremamente fácil e simples.

Sistema keyless (sem chaves), botão start/stop para partida e desligamento, hill assist (ajuda em declives), sistema de visão 360º (que permite a visualização dos objetos ao redor do veículo) e sistema park assist (que efetua manobra automaticamente em 45º ou 90º) são outros diferenciais do modelo que o colocam em igualdade de condições com qualquer SUV de luxo encontrado no mercado nacional.

O sistema Citroën Advanced Comfort também está disponível nas versões top de linha. Este sistema dispõe de assentos dianteiros com opção de massagem. Os dois bancos dianteiros contam com este recurso.

A motorização de toda a família é o propulsor THP 165 de quatro cilindros e 16 válvulas. A injeção eletrônica é multiponto e o sistema conta com turbo e intercooler. O câmbio é automático, de seis velocidades, com troca sequencial. A suspensão dianteira tem eixo pseudo McPherson com barra anti-torção e os freios são compostos por discos ventilados, com auxílio de ABS e AFU (auxílio à frenagem de urgência).

As rodas são de liga leve, de 17” e os pneus medem 205x55x17. Seis opções de cores estão disponíveis em catálogo: Bleu Lazuli (azul metálico) e Sable (areia), Rouge Rubi (vermelho), Gris Shark (Cinza), Blanc Banquise (branco) e Noir Onyx (preto).

“Estamos trazendo para o Brasil um produto que é um verdadeiro sucesso de vendas em toda a Europa, com mais de 420 mil unidades vendidas”, afirma Paulo Solti, Vice-presidente do Grupo PSA para a América Latina e diretor geral da Citroën do Brasil.

Vale: Conforto, tecnologia embarcada, multimídia e auxiliares de condução fazem do C4 Picasso uma verdadeira nave!

Não vale: Uma única opção de motorização para toda a família, mesmo que 16 válvulas e turbo, pode deixar muitos consumidores em dúvida na hora da compra. O preço também pode assustar alguns, já que falamos de uma minivan.

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